Promover as artes performativas e os novos media junto de uma audiência informal e dos comuns transeuntes é o principal objectivo do AdA Festival em Acção.

De 10 a 12 de Abril, das 10 às 23 horas, o festival vai ter lugar nas ruas da cidade do Porto. O programa inclui mais de 30 acções, 48 participantes de 10 países europeus e contará com alguns eventos gratuitos: desde a construção de pirâmides com cadeiras durante o tempo de fazer um café, à sinfonia musical feita com 10 quilos de batatas fritas, o desafio público para tocar a ponta do nariz com a língua, ou uma performance de seis escaladores unidos por uma corda.

Ainda antes do festival ter início, irá ser apresentada a exposição “Action in the box” no dia 27 de Março na galeria do Plano B, com a mostra de trabalhos de vídeo que exploram a relação entre a acção e a sua documentação.

Parte do evento é a conferência PAST/ACTION/CUT! sobre o passado, presente e futuro das artes performativas, que vai decorrer no auditório da Reitoria da Universidade do Porto, no dia 10 de Abril às 18 horas.

Temas poéticos, sociais e dramáticos também fazem parte do programa. Os visitantes poderão disfrutar de um concerto de piano para dez peixes de aquário, de uma peça de teatro improvisado sobre viagens ou, mesmo, de um retrato coreográfico de Lucrécia Borgia, da expressão corporal da violência doméstica, ou do questionamento do papel da mulher na sociedade.

O encerramento do festival e da exposição “Action in the box” será no interior e exterior do Plano B a 12 de Abril pelas 21 horas, com churrasco, djing e outras actividades.

Esta é uma iniciativa da associação cultural Yellow Road e conta com o apoio da Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes, da Universidade do Porto, do Porto Lazer, da UP Media e do Instituto Português da Juventude, entre outros.