A câmara do Porto aprovou esta terça-feira, em reunião, o concurso público internacional para a concessão do Mercado do Bom Sucesso, que terá um prazo de 50 anos com possibilidade de renovação por mais 20.

O concurso, que deverá ser aberto daqui a um mês, foi aprovado pelos partidos da maioria, PSD e PP, e marcado pela abstenção do PS. O vereador da CDU, Rui Sá, foi o único a votar contra.

Depois de verem a proposta de suspensão de todos os processos de concessão de equipamentos públicos a privados ser rejeitada, os socialistas optaram por não se pronunciar em relação à abertura de concurso público da concessão do Mercado do Bom Sucesso. Uma atitude criticada pelos restantes partidos.

Segundo os representantes do PS, a justificação para esta decisão reside no tratamento diferenciado deste caso em relação ao Mercado do Bolhão, encarando a mudança como um recuo por parte dos social-democratas.

Já o vereador da CDU considera que a melhor solução para o Mercado do Bom Sucesso seria concessionar apenas parte do mercado a privados, de modo a que se evitasse concorrência com o mercado tradicional.

Chafariz e escadaria do Bolhão asseguradas no projecto TCN

Na mesma reunião o vereador do Urbanismo, Lino Ferreira, esclareceu que o projecto da TramCroNe para o Mercado do Bolhão está a ser analisado em conjunto com Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arquitectónico (Igespar), para que ambas as partes estejam em consenso desde o início do processo. Lino Ferreira acredita que o diálogo deverá economizar tempo e que, assim sendo, as obras devem começar no final de Junho.

Quanto à localização do mercado provisório, continuam a decorrer as negociações, pelo que ainda não há local confirmado. A única coisa que está garantida até ao momento é a permanência do chafariz e da escadaria do Mercado do Bolhão.