A Câmara Municipal da Maia recebeu o Prémio “Eco XXI”, pelo segundo ano consecutivo, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), orientada para a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

O “Projecto Eco XXI”, que teve início em 2006, visa reconhecer as boas práticas de sustentabilidade dos municípios que se candidatam para apresentar os projectos desenvolvidos a nível ambiental.

Um conjunto de 23 indicadores, criados pela ABAE, avaliam a sustentabilidade apresentada pelos municípios que concorrem. São indicadores ao nível da educação ambiental, conservação da natureza, água, resíduos, energia, ar, ordenamento do território, agricultura, entre outros.

Recebem o estatuto Município “Eco XXI” aqueles que preenchem no mínimo 50% dos indicadores. Dos 37 municípios que se candidataram ao projecto, a Maia encontra-se entre os 22 galardoados com a bandeira verde.

No dia 31 de Março decorre, no Centro Cultural de Cascais, a cerimónia de atribuição das bandeiras verdes “Eco XXI”.

Maia possui “conjunto de valias praticamente únicas no país”

Na origem da atribuição do prémio Eco XXI à Câmara Municipal da Maia, pela segunda vez consecutiva, está “um conjunto de valias de protecção ambiental praticamente únicas no país, nomeadamente em taxas de cobertura”, disse ao JPN fonte da Câmara Municipal da Maia.

É exemplo neste âmbito a taxa de cobertura de saneamento básico e tratamento de águas residuais que, relativamente à componente habitacional da Maia é de 100%, o que significa que todas as habitações no concelho usufruem deste serviço.

Outras concretizações que distinguiram a câmara da Maia a nível ambiental são a taxa de separação dos lixos dos habitantes e o grande espaço ocupado por zonas verdes no concelho.

“Dois terços das habitações na Maia fazem tratamento e selecção dos lixos” e “cada habitante tem cerca de 10 metros quadrados de zona verde ao seu dispor no concelho”, destacou a mesma fonte.

A câmara da Maia foi ainda pioneira num projecto: o funcionamento de grande parte dos semáforos no concelho por meio de painéis solares, por si só não poluentes.