Rostos de grandes figuras da ciência estão agora disponíveis em livro, pela mão do pintor Abel Salazar. A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) lançou o livro “Desenhos de Abel Salazar”, uma reunião de retratos de 30 prémios Nobel da Fisiologia e da Medicina pintados por Abel Salazar.

O livro resultou da iniciativa do professor Faria Guimarães e de Amélia Ferraz, directora do Museu de História da Medicina Maximiano Lemos. O objectivo deste trabalho é dar a conhecer ao público uma das colecções de desenhos que fazem parte do património da faculdade e que traduzem o talento do médico e artista Abel Salazar, explica Amélia Ferraz.

Personalidade marcante

Abel Salazar foi umas das personalidades portuguesas “mais marcantes do início do século XX”. Formou-se em Medicina com 20 valores. Foi professor na FMUP, director do Instituto de Histologia e Embriologia, “onde fez um valioso trabalho de investigação relativo à estrutura e evolução do ovário”, segundo a faculdade. “Foi também um convicto anti-fascista, o que lhe valeu o afastamento dos seus cargos” na FMUP.

Da obra fazem parte rostos conhecidos como Fleming, Hopkins e Pavlov. Segundo Amélia Ferraz, para a construção do livro foi necessário identificar alguns dos retratos, para além da recolha de informação biográfica dos premiados na Fundação Nobel. As obras artísticas de Abel Salazar antecipam o movimento neo-realista na pintura portuguesa. Amélia Ferraz espera que o livro tenha uma larga aceitação do público e considera que esta é uma forma de dar a conhecer a obra do artista, para além de constituir uma homenagem a uma das figuras mais importantes da história da FMUP.

Na apresentação do livro, terça-feira, que decorreu na Aula Magna da FMUP, estiveram os conferencistas Nuno Grande e Daniel Serrão, dois antigos professores da faculdade que contaram algumas das histórias de Abel Salazar. Para Daniel Serrão, Abel Salazar era um médico artista, “irónico” e dono de um carácter criador.