A jornada europeia fica marcada pelas passagens aos quartos-de-final de Arsenal, Barcelona, Manchester United e Fenerbahçe e do AS Roma, Schalke 04 e Chelsea.

A AS Roma foi uma das grandes surpresas da jornada ao eliminar o Real Madrid. A equipa italiana voltou a vencer os merengues por 2-1, resultado que já se tinha verificado na primeira mão. A partida balançou a favor dos romanos após a expulsão de Pepe aos 71 minutos. Taddei marcou aos 73 minutos, com Raul ainda a empatar para o Real, mas Vucinic deu a vitória à Roma nos descontos.

Outro resultado surpreendente dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões foi a vitória do Arsenal em San Siro. O AC Milan não aproveitou o nulo a zero conquistado no Emirates e foi eliminado da prova milionária. Os campeões europeus em título perderam por 2-0, golos de Fabregas aos 84 minutos e Adebayor nos descontos.

Favoritos sem problemas

Barcelona e Manchester United também alcançaram a passagem aos quartos-de-final. Ambas as formações, favoritas à conquista do troféu, traziam vantagens das suas deslocações na primeira mão. O Barcelona FC venceu por 3-2 o Celtic de Glasgow e o Manchester empatara em Lyon por 1-1. Na segunda mão, os dois conjuntos venceram ambos por 1-0. Xavi para os catalães e Ronaldo para os ingleses resolveram as partidas.

O Chelsea eliminou o Olympiacos ao vencer em Stamford Bridge por 3-0. A equipa londrina empatou na Grécia a zero e carimbou a passagem com golos de Ballack, Lampard e Kalou em Londres. É a quarta vez em cinco temporadas que o Chelsea vai aos quartos-de-final da liga milionária.

Duelo de penáltis

Fenerbahçe e Sevilha protagonizaram o duelo com mais golos. O embate da primeira mão saldou-se com um 3-2 a favor dos turcos. Os andaluzes responderam com o mesmo resultado no Sanchez Pizjuan. Daniel Alves e Keita aproveitaram a colaboração do guarda-redes turco Demirel para liderar o marcador. Deivid reduziu, Kanouté adiantou de novo os da casa antes do ex-sportinguista marcar e lançar a partida para o prolongamento. A eliminatória só teve vencedor nos penáltis, com a vitória dos turcos.

FC Porto e Schalke 04 também foram a penáltis. E também aqui os resultados das duas mãos se repetiram. O FC Porto venceu no Dragão por 1-0, fruto de um golo de Lisandro. Mas o herói da partida foi Neuer. O guarda-redes teve uma exibição de excelente qualidade e foi o herói na hora das grandes penalidades ao defender dois disparos portistas.

O Inter de Milão – Liverpool FC será realizado dia 11 de Março no estádio Giuseppe Meazza. A primeira mão teve como resultado final a vitória dos ingleses por 2-0 em Anfield Road.