Entre esta sexta-feira e domingo, Valência será palco do 12.º Campeonato da Europa de Pista Coberta. Participantes de cerca de 159 países vão competir no complexo Palau Velódromo Luis Puig. Pela selecção portuguesa vão concorrer Francis Obikwelo, Nelson Évora, Naide Gomes, Elisabete Ansel, Sandra Teixeira, Marco Fortes e Jéssica Augusto.

O campeão do mundo em triplo salto, Nélson Évora, é apontado como um dos principais favoritos a um lugar no pódio. O benfiquista, que em Janeiro foi eleito Atleta do Mês pela Associação Europeia de Atletismo (EAA), detém as melhores marcas mundiais do ano (17,33 e 17,32 metros). O campeão de ar livre tenta agora um título mundial em pista coberta. O britânico Phillips Idowu, actual campeão europeu de pista coberta, é apontado como o principal adversário do atleta , com marcas de 17,24 e 17,21 metros no presente ano.

Naide Gomes, que há duas semanas bateu o recorde nacional de pista coberta com um salto de 6,93 metros, também parte para a prova com algum favoritismo. Contudo, a atleta do Sporting conta com a forte oposição da russa Irina Simagina, líder mundial da modalidade e vice-campeã olímpica, em Atenas. As duas atletas repartem as sete melhores marcas do ano (quatro da russa e três de Naide).

Depois de se sagrar pela terceira vez consecutiva campeã nacional em corta-mato, Jéssica Augusto evidencia também ser uma das candidatas mais prováveis aos lugares cimeiros. A atleta deverá ser uma das 12 finalistas na prova dos 3.000 metros, uma vez que que a sua marca deste ano (8.46,29 minutos) é a oitava melhor a nível mundial.

Seleccionador confiante

Em declarações ao JPN, o seleccionador nacional, José Barros, corrobora as boas expectativas nas provas dos 3 atletas. “Pelos últimos resultados e pela posição nos rankings internacionais, a Naide, o Nélson e a Jéssica têm algum favoritismo”, afirma. Contudo, adverte que este favoritismo é relativo à luta pelo pódio, e não apenas à medalha de ouro.

José Barros, vê nesta “prova de enorme expressão e qualidade mais um degrau na caminhada para as Olimpíadas” que se realizam em Pequim entre 8 e 24 de Agosto.

Completam o lote de atletas na competição Marco Fontes, recordista nacional de lançamento de peso, que ultrapassou recentemente a barreira dos 20 metros; Elisabete Ansel, sportinguista que no passado fim-de-semana bateu o recorde nacional no salto com vara, ao transpor a fasquia dos 4,40 metros; Sandra Teixeira, nos 1.500 metros; e o vice-campeão olímpico Francis Obikwelo, que vai participar nos 60 metros.

Rui Silva, que também estava apurado para participar na prova, nos 1.500 metros, foi afastado por lesão.

Esta é uma das maiores delegações de sempre da selecção nacional de atletismo na competição, na qual, em edições anteriores, os atletas portugueses já conquistaram três medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze.