O Programa Ideias (PI), criado para combater a pouca visibilidade dos projectos de investigação na Europa, recebeu 9.170 candidaturas durante a primeira fase, revelou ao JPN Teresa Lago, membro do Conselho Científico da European Research Council (ERC).

O PI arrancou em Fevereiro de 2007. A primeira fase de candidaturas ficou concluída nesse ano. Neste momento está em curso a segunda abertura de concursos, que decorrerá até meados de Março. A terceira e última termina em Abril.

“Depois dos concursos, a selecção dos candidatos baseia-se na qualidade dos projectos apresentados, mas é limitado pelo orçamento do Programa Ideias”, justifica Teresa Lago.

O “Programa Ideias” foi criado há um ano pelo ERC e visa colmatar a falta de oportunidades de carreira dos investigadores na Europa, financiar projectos de excelência através de bolsas e evitar a “fuga de cérebros” do país.

Tem como propósito desenvolver a “investigação exploratória”, permitindo a realização de progressos decisivos nos domínios da ciência, da tecnologia e da engenharia, independentemente dos limites disciplinares ou das fronteiras geográficas.

O Programa foi implementado como um sub-programa do 7º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento da União Europeia, e pretende melhorar os apoios concedidos ao sector da investigação, menos avultados do que em países como os Estados Unidos ou o Japão.

Dotado de um orçamento de cerca de 8 mil milhões de euros, para toda a União Europeia, o PI vai vigorar até 2013. As bolsas atingem valores entre os 100 e os 400 mil euros por ano. Este montante é de fácil administração e permite aos investigadores mudar de instituição facilmente, se o quiser, evitando os longos relatórios anuais de prestação de contas.

Programa em “pleno funcionamento”

O PI abrange qualquer área de investigação, estando dividida em três grandes grupos: Ciências Físicas e Engenharia, Ciências Biológicas e da Vida e Ciências Sociais e Humanas. A estratégia é “Reter, Repatriar e Recrutar”, conservando os cérebros na Europa, em especial os mais jovens, e recrutando investigadores de todo o Mundo para a Europa.

O “Ideias” pode ser implementado através de iniciativas de investigadores individuais ou de grupos de investigadores a nível europeu, que deverão submeter projectos em qualquer área de investigação à sua escolha, os quais serão avaliados com base em critérios de excelência.

Teresa Lago revela que “o programa Ideias está em pleno funcionamento” e que “qualquer investigador, de qualquer nacionalidade, que queira propor um projecto em qualquer área de conhecimento o pode fazer. A única condição é que queira trabalhar na Europa”.