Foram este sábado conhecidos os vencedores do Fantasporto. O filme “REC”, dos espanhóis Jaume Balagueró e Paco Plaza, é o grande vencedor desta edição do festival.

Havia grandes expectativas em relação a este filme de zombies que, tal como “Cloverfield” ou “Redacted”, recorre a um estilo típico de documentário como estratégia narrativa. A ficção televisiva é o ponto de partida para uma incursão no fantástico. Uma repórter e o cameraman de um programa de variedades cobrem o trabalho nocturno de um grupo de bombeiros. A película foi aplaudida por mais de cinco minutos, tendo também arrecadado o Prémio do Público.

Na Secção Oficial de Cinema Fantástico, outro filme espanhol foi distinguido (“El Orfanato”, com produção de Guillermo del Toro). Juan Antonio Bayona foi considerado o melhor realizador da secção e Belén Rueda a melhor actriz. O melhor argumento coube a “La habitación de Fermat”, de Luís Piedrahita e Rodrigo Sopeña.

Na competição oficial Orient Express, venceu “Triangle”, três segmentos de diferentes realizadores, Tsui Hark, Ringo Lam e Johnnie To. O filme “Breath”, do anteriormente premiado Kim Ki Duk, também recebeu o Prémio Especial do Júri, apesar do uso recorrente às quatro estações. O muito aclamado em edições anteriores Chan-Wook Park teve direito à Menção Honrosa do Júri Internacional, com “I’m a Cyborg, but that’s ok”.

Na Semana dos Realizadores o filme húngaro de Janos Szasz, “Opium – Diary of a Madwoman”, ganhou o Prémio Manoel de Oliveira. Kirsti Stubo, a actriz principal do filme, foi também galardoada com o Prémio de Melhor Actriz. Roy Anderson foi escolhido como o melhor realizador nesta Secção, pelo filme “You, The Living”. O melhor argumento coube a Steve Buscemi e David Schneider, por “Interview”. Destaque também para “The Band’s Visit”, de Eran Kolirin, que arrecadou o Prémio da Crítica.