Naide Gomes venceu este domingo, pela primeira vez em pista coberta, o título mundial no salto em comprimento, no último dia de provas, em Valência.

Depois de dois saltos a rondar os 6,85 metros, ao quinto ensaio, a atleta saltou sete metros exactos, batendo o recorde nacional em pista coberta e chegando assim ao primeiro lugar da competição. Os três restantes saltos foram nulos.

No segundo lugar ficou a brasileira Maurren Maggi, que bateu o recorde americano, ao saltar 6,89 metros. A medalha de bronze foi para a russa Irina Simagina, a apenas um centímetro de Maggi (6,88 metros).

Naide Gomes, proveniente de S. Tomé e Príncipe e naturalizada portuguesa em 2001, conquistou o seu primeiro título mundial em pista coberta, na modalidade de salto em comprimento. Em 2004, Naide Gomes já tinha vencido o título mundial em recinto coberto em Budapeste, mas no pentatlo.

Nélson Évora ficou-se pelo bronze

Ao fim da tarde, entrou em acção a outra esperança portuguesa para uma medalha de ouro. No entanto, Nélson Évora não foi além do terceiro lugar no triplo salto, com uma marca de 17,27 metros, conseguida ao terceiro ensaio.

A vitória foi para o britânico Phillips Idowu, que bateu o seu recorde pessoal, ao atingir 17,75 metros, no segundo ensaio. A prata foi para o cubano Arnie Girat, com 17,47 metros, também melhor registo pessoal.

Sem mais portugueses em prova, o 15º Campeonato do Mundo de Atletismo em Pista Coberta termina assim com duas medalhas para os atletas portugueses, ambas conseguidas no último dia da competição.