A inauguração oficial, esta quinta-feira, do 28º Salão do Livro de Paris vai ficar marcada pelo anunciado boicote de vários países árabes. O apelo foi feito pela Organização Islâmica da Educação, Ciência e Cultura e pela União de Escritores Palestinianos, na sequência do convite feito pela organização do salão a Israel para ser país-tema deste ano.

Vários países, como o Irão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Síria, Líbia, Egipto, Iémen e Marrocos, já anunciaram a sua ausência oficial no Salão do Livro, por considerarem que o convite francês endereçado a Israel era “uma provocação ao povo palestiniano”. O responsável pela feira, Serge Eyrolles, lamentou aquilo que considera ser uma “politização do salão”, e explicou ainda que a escolha de Israel se deve à celebração do 60º aniversário da fundação do Estado de Israel.

Uma questão de política interna e não externa

Ivo Sobral, especialista em Relações Internacionais com o Mundo Árabe e Muçulmano, esclareceu ao JPN que esta iniciativa do mundo árabe é “política interna e não tanto política externa”.

O docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa do Porto realçou ainda que o assunto “não tem tanta importância a nível internacional como se está a fazer querer neste momento, e que será somente uma questão de política interna, e muito longe de se transformar num novo índice de pan-arabismo semelhante ao dos anos 70 e 80”.

Apesar de desvalorizar este boicote num contexto de política externa, Ivo Sobral não deixa de criticar o Ocidente por uma certa “falta de tacto” ao deixar de fora certos países. “O Ocidente tem de perceber que existe uma coisa tradicional, e que a nós nos pode fazer impressão, que é o orgulho árabe. É uma coisa muito presente e muito ciente nesses países e obviamente certos tipos de provocações podem sem interpretadas como falta de respeito”, elabora.

Acrescenta ainda que o Ocidente “obviamente não deve deixar de publicar certos textos, só porque alguém no mundo árabe está contra, mas que é errado anular completamente este tipo de informações”.

O 28º Salão de Livro de Paris começa esta quinta-feira, com a participação oficial de Shimon Peres, Presidente israelita, e estende-se até ao próximo dia 19 de Março.