O Sporting venceu hoje à noite o Bolton, em Alvalade, por uma bola a zero, num jogo que marcou a passagem dos leões aos quartos de final da Taça UEFA. Bruno Pereirinha, aos 85minutos, fez o único golo da partida.

Os 22mil espectadores que se deslocaram a Alvalade para assistirem ao jogo não darão certamente o seu tempo por perdido. Com a vitória hoje alcançada, os leões seguem em frente na segunda maior competição europeia ao nível de clubes e são a única equipa portuguesa nos maiores palcos europeus. Se a prestação dentro de portas lusas não tem sido a melhor, sobretudo no campeonato, o Sporting de Paulo Bento parece cada vez mais ser uma equipa vocacionada para as provas a eliminar. E provou isso esta noite.

Numa partida que marcou o regresso de Liedson à titularidade, o Sporting controlou a partida, não consentiu ao Bolton qualquer jogada de perigo, mas também nunca conseguiu pôr em sentido o guardião Al-Habsy. No Bolton destaque ainda para a presença no onze inicial do português Ricardo Vaz Tê.

Com uma primeira parte sem grandes motivos de interesse, foi o Bolton quem entrou melhor na partida, contrariando as expectativas de quem afirmava que o Sporting iria tomar conta do jogo logo no início. O Bolton entrou melhor, mas o Sporting estabilizou e terminou os primeiros 45 minutos a dominar claramente. Fica a ideia que bastava aos leões imprimirem maior velocidade no ataque para colocarem sérios problemas ao Bolton. Com a rapidez de Abel, que esteve muito bem a subir, e também com o bom jogo de Izmailov (sobretudo na 1parte), o Sporting dava a ideia que com um pouco mais de agressividade podia fazer estragos à defesa do Bolton.

Bruno Pereirinha salvou honra nacional

Se na primeira parte o Sporting já jogava melhor que o seu adversário, embora sem dispor de grandes oportunidades para marcar, a verdade é que na segunda metade do jogo os comandados de Paulo Bento podiam ter resolvido eliminatória mais cedo. Jogando com mais rapidez e aproveitando a grande exibição do jovem médio Bruno Pereirinha, o Sporting ia criando cada vez mais perigo mas a ineficácia na hora do remate acabou por adiar o golo leonino. Liedson teve nos pés a melhor oportunidade do jogo, aos 80minutos, quando, dentro de área, rematou contra o guarda redes do Bolton, Al Habsy.

Mas o que Liedson falhou, Pereirinha decidiu. Aos 85minutos, com Alvalade já a olhar para o relógio, o 25 do Sporting, em contra ataque, assinou um golo de belo efeito: depois de receber um passe de João Moutinho, Pereirinha entra na área, tira um defesa da frente e remata de pé esquerdo colocado. Estava feito o golo leonino, justo, que apenas peca por tardio.

Até ao fim, e ao som dos olés vindos das bancadas, rapidamente se percebeu que o Sporting iria continuar na Taça UEFA, congratulando-se como sendo a única equipa portuguesa presente nos maiores palcos europeus. O Bolton nunca se impôs na partida e, talvez por estar muito desfalcado e com maiores preocupações no campeonato, nunca conseguiu fazer frente ao maior poderio do leão.

A 360 minutos da final

Bayern Munique, Bayer Leverkusen, Glasgow Rangers, Zenit, Fiorentina, Getafe ou PSV. De uma desta equipas sairá o próximo adversário dos leões na UEFA. A tarefa não promete ser fácil, mas se este Sporting conseguir abstrair-se dos problemas internos, tudo é possível. Para já, resta esperar pelas 13horas de sexta feira, quando as bolas começarem a rolar para definirem quem encontrará o Sporting nos quartos de final da Taça UEFA.