A longa-metragem “Noite de Cão”, realizada por Werner Schroeter e produzida por Paulo Branco, vai ter como pano de fundo as praças Gomes Teixeira e do Marquês e a rua dos Fenianos, no Porto.

A rodagem do filme vai realizar-se entre os meses de Março, Abril e Maio e tem já garantida a distribuição por várias salas de cinema em Portugal, França, Alemanha, Suíça e Áustria, e a presença nos principais festivais internacionais.

A Câmara do Porto quis associar-se a esta longa-metragem e será votada terça-feira em reunião de câmara uma proposta de concessão de apoio ao filme. Esta proposta visa apoiar a produtora através da isenção do pagamento das taxas que se mostrem devidas pelas filmagens, no montante máximo de 15 mil euros.

Na moção, o vereador da Cultura, Turismo e Lazer, Gonçalo Gonçalves, afirma que se trata de um projecto “de grande dimensão, com actores de renome internacional, que irá promover a cidade, durante as filmagens e com a exibição da longa-metragem”.

O autarca refere ainda que os actores e a equipa técnica ficarão alojados em hotéis da cidade durante todo o tempo da filmagem. “As filmagens revestem de interesse municipal, tanto pela divulgação que a cidade do Porto terá a nível internacional como pela estadia da equipa técnica”, acrescenta.

Elenco conta com actores portugueses e franceses

O novo filme de Schroeter é adaptado do romance “Para esta Noche”, do uruguaio Juan Carlos Onetti (1909-1994), um dos mais influentes escritores latino-americanos, galardoado em 1980 com o Prémio Cervantes de Literatura.

Werner Schroeter conta com um elenco que inclui actores portugueses e franceses, nomeadamente, Pascal Greggory, Elsa Zylberstein, Natalhie Delon, Bulle Ogier, Jean-François Stévenin, Amira Casar, Bruno Todeschini, Pascale Schiller, Sami Frey, Isabel Ruth, Filipe Duarte, Laura Soveral e Nuno Lopes.