A Câmara Municipal de Matosinhos pretende lançar, em breve, uma campanha de recolha de óleos alimentares usados, junto dos restaurantes e cantinas do município.

O projecto de “separação, recolha e valorização” dos resíduos orgânicos está inserido na “Operação Restauração 5 Estrelas”, que, em 2006, permitiu a recolha de um total de 1.381 mil toneladas.

A vereadora do pelouro do Ambiente Joana Felício justifica, em declarações ao JPN, a importância da iniciativa, devido ao perigo ambiental que os óleos alimentares apresentam para o ambiente, nomeadamente para o solo e para os recursos hídricos. “Um litro de óleo contamina um milhão de litros de água, e as ETARs não conseguem solucionar este problema porque os óleos dificultam o processo de tratamento”, diz.

Para evitar que os óleos sejam indevidamente depositados, a câmara de Matosinhos vai disponibilizar contentores verdes para a recolha. Numa primeira fase, a campanha destina-se, sobretudo, à restauração, visto que “é a área forte do município, onde existem mais de 500 restaurantes”, explica Joana Felício.

Depois de recolhidos, a vereadora explica que os óleos terão como destino a LIPOR, onde serão depositados num biorreactor e transformados em biocombustível, “que depois poderá ser usado nos veículos da câmara”.

A população em geral deve “guardar os óleos em recipientes como garrafas e depositá-los em ecocentros, mas nunca deitá-los na banca”. A vereadora do Ambiente adiantou que está previsto o lançamento de uma campanha de informação que irá incidir, sobretudo, na comunidade escolar.