Os directores de 28 museus portugueses enviaram uma carta ao director do Instituto dos Museus e Conservação (IMC), na qual revelavam dificuldades graves que podiam pôr em causa a operacionalidade dos museus e palácios nacionais tutelados pelo IMC. A carta foi então encaminhada para o ministro da Cultura José Pinto Ribeiro.

Em declarações ao JPN, o presidente do IMC, Manuel Bairrão Oleiro, revelou que a carta foi enviada após a tomada de posse do novo ministro da Cultura e que esta “não constitui uma reclamação ou uma exigência, mas um ponto da situação dos museus para que o ministro tome conhecimento das questões que mais preocupam os directores“.

A ex-ministra Isabel Pires de Lima teve conhecimento da situação e tomou algumas iniciativas que foram levadas a cabo durante o seu mandato, como confirmou Manuel Oleiro.

Aquando da tomada de posse do novo ministro este revelou que a sua estratégia seria fazer “mais com menos”, mas o presidente do Instituto dos Museus e Conservação considera que o governante apenas “quis apelar a um grande rigor em relação às verbas existentes, a uma grande capacidade de mobilização de todos os agentes do Ministério da Cultura, dos directores e institutos no sentido de encontrar as melhores soluções para ultrapassarem as dificuldades”.

O presidente do IMC revelou os esforços que têm sido feitos pelos museus para colmatar estes problemas e confirmou que as iniciativas do Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus, a 18 de Maio, não estão em causa, visto que os directores dos museus “têm de ter uma atitude de bom senso para trabalhar em 2008 com os recursos disponíveis”.

“Isso pode alterar o que foi definido e proposto, mas não estão em causa porque o 18 de Maio é sempre comemorado como um dia muito importante para os museus, sejam os do IMC ou de outras tutelas”, rematou.