O crescente interesse pela área das Ciências Forenses, motivado por séries televisivas como “CSI” ou “Investigação Criminal”, aliado à necessidade premente de formação para profissionais, levou a Universidade de Aveiro (UA) a criar o primeiro curso livre de introdução a diversos tópicos de Ciências Forenses.

Coordenado pelo investigador Luís Souto, do Laboratório de Genética Aplicada do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, e leccionado em regime livre de 5 de Abril a 30 de Maio, o curso é multidisciplinar e abrange diversos tópicos.

“O curso incide especialmente nas áreas de Genética Forense e Toxicologia Forense, mas também toca a metodologia da investigação criminal e o exame do cadáver, por exemplo”, explicou ao JPN Luís Souto.

“Adesão excedeu as expectativas”

Luís Souto revelou que a UA está já a pensar na repetição da iniciativa. “A adesão excedeu as nossas expectativas e posso afirmar que já temos uma lista bem preenchida de interessados em próximas iniciativas”, afirmou. As inscrições terminaram esta quinta-feira.

Dependendo do seu sucesso, o curso pode evoluir para uma licenciatura, adianta o coordenador. “A experiência deste curso fará reflectir para novos moldes de oferta formativa”, diz.

“Desafio para os que se inscreveram”

O curso terá, como oradores, personalidades de renome envolvidas na investigação de casos de impacto. A formação conta com nomes como Artur Pereira (PJ do Porto), Duarte Nuno Vieira (professor catedrático da Universidade de Coimbra e presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal), Fátima Pinheiro, (directora do serviço de Genética Forense do Instituto de Medicina Legal do Porto), Francisco Côrte-Real (director da delegação de Coimbra do Instituto Nacional de Medicina Legal) e Helena Teixeira (serviço de toxicologia da delegação de Coimbra do Instituto Nacional de Medicina Legal).

O curso decorre em nove sessões. Luís Souto garante “este é um desafio para os que se inscreveram. Certamente ficarão com uma perspectiva actual do trabalho científico de apoio à investigação criminal que se faz nomeadamente em Portugal, mas também a nível internacional.”