Viagens de balão, cinema ao ar livre, cruzeiros pelo rio Douro ou visitas guiadas pela zona histórica são algumas das actividades que constam do plano de comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos, no Porto.

Segundo o plano de actividades preparado pela empresa municipal Porto Lazer, em colaboração com outros parceiros, como a Porto Turismo, as celebrações estendem-se a várias áreas. Os portuenses vão poder contar com uma sexta-feira diferente com entradas gratuitas nos monumentos classificados aderentes e visitas guiadas pedestres pelo centro histórico.

Os mais audazes poderão experimentar uma viagem de balão a partir das 19h00 na Avenida dos Aliados. Também serão oferecidas viagens de barco no rio Douro e circuitos em “minitrem”. A entrada é livre mas está sujeita a inscrição.

À noite o cinema invade os festejos com a projecção da película “Porto da Minha Infância”, o clássico de Manoel de Oliveira, na Praça da Ribeira, e de “Jaime”, de António Pedro Vasconcelos, no Cais da Estiva. Já à meia-noite a beira-rio é animada com um concerto da banda musical de Miragaia.

Movimento Cidadãos do Porto elogia iniciativa

Em Dezembro, um grupo cívico, intitulado Cidadãos do Porto, SA, organizou as comemorações do 11º aniversário da classificação do centro histórico da cidade como Património Mundial da UNESCO. A autarquia não se associou a estes festejos.

Conceição Rios, uma das fundadoras do movimento, louva a iniciativa, sublinhando que é positivo que se volte focar o centro da cidade. “Qualquer evento, qualquer reflexão sobre o centro histórico, não é concorrência. É excelente”, considera.

O JPN contactou, em vão, a Câmara do Porto e a Porto Turismo.