A Direcção-Geral da Saúde (DGS) anunciou esta segunda-feira os objectivos do Plano Nacional de Tuberculose, que passam, entre outros, por igualar a taxa de incidência da doença em Portugal à europeia em três anos.

Diminuir de 25,7 para 18 casos por cem mil habitantes é uma das metas a alcançar em três anos. A detecção de 70% dos casos e a cura de 85% destes, no período de um ano, são outros objectivos futuros na luta contra a tuberculose.

Números de casos caiu 14% em 2007

No Dia Mundial da Tuberculose, comemorado esta segunda-feira, a DGS apresentou os dados mais recentes sobre a situação da doença em território nacional. A tuberculose incide maioritariamente nas idades entre os 20 e os 45 anos, sendo Lisboa, Porto e Algarve as regiões com maior incidência.

A tuberculose no mundo

– 9 milhões de novos casos por ano
– Na Europa morrem, em média, sete pessoas por hora devido à doença
– Mais de 70 mil casos de multirresistência por ano

Segundo a DGS, verificou-se uma diminuição de 14% da taxa de incidência entre 2006 e 2007. No ano passado registaram-se cerca de 26 doentes em cada 100 mil habitantes, quando, em 2006, a taxa era de 29,9 em cada 100 mil habitantes.

Apesar da tendência de diminuição, Portugal é o país da União Europeia com maior taxa de incidência da doença, sendo esta cerca de três vezes maior do que a média europeia.

Os dados da DGS revelam um registo de 2.916 casos em 2007, um número que engloba os novos casos registados e os tratamentos resultantes de recaídas.

Infectados por VIH possuem maior probabilidade de infecção

Os grupos considerados de risco reúnem os seropositivos, os toxicodependentes e os reclusos. Segundo a DGS, os infectados por VIH/sida têm 200 vezes mais probabilidade de contraírem tuberculose.

Em Portugal, o número de seropositivos com tuberculose é significativo, sendo a taxa de incidência de 13,6 doentes em cada cem mil habitantes. Apesar dos números, a co-infecção tuberculose/VIH registou uma redução de 41% nos últimos cinco anos.

Tuberculose multirresistente pode resultar do tratamento incorrecto

A chamada tuberculose multirresistente afecta 82 pessoas em Portugal, maioritariamente residentes na região de Lisboa, das quais 28 são novos casos, detectados em 2006.

Os infectados com tuberculose multirresistente são doentes que, geralmente, por interrupção do tratamento ou tratamento incorrecto na tuberculose primária, desenvolvem resistência aos fármacos.

Existe ainda uma forma mais grave da tuberculose multirresistente, a chamada tuberculose “extensivamente resistente”, na qual os infectados não reagem a quase todos os fármacos de tratamento da doença.