A base de dados Web of Science, gerida pelo consórcio norte-americano Institute for Scientific Information (ISI), divulgou que a Universidade do Porto (UP) foi responsável por 22,4% de toda a produção científica nacional de 2007.

Estes dados revelam que as faculdades e unidades de investigação da UP foram responsáveis por quase um quarto dos artigos científicos portugueses publicados o ano passado em publicações científicas internacionalmente reconhecidas.

A base de dados norte-americana é actualizada semanalmente com todos os artigos de cariz científico (nas áreas de Ciências, Ciências Sociais e Artes e Humanidades) que são publicados em revistas previamente avaliadas. Em 2007, foram registadas na Web of Science um total de 7.700 artigos científicos produzidos em Portugal, dos quais 1.721 contaram com a participação de investigadores, docentes ou estudantes da UP.

Outro dado importante é o facto de a universidade ter crescido uma média de 16% na produção científica nos últimos cinco anos. O peso da universidade no total nacional de artigos científicos também é relevante ao conseguir percentagens acima dos 20% desde 2004.

Aposta de Portugal na ciência como sinal de qualidade

Ao JPN, o pró-reitor da UP José Sarsfield Cabral diz que a aposta de Portugal na ciência permitiu à universidade elevar a qualidade nesta área. “Para ser justo, o país todo tem vindo a subir a produção científica que é registada em bases de dados internacionais. Esse esforço tem tido um reflexo bastante grande na Universidade do Porto, que tem subido a um ritmo ainda superior ao resto do país”, afirmou.

Relativamente às bases para este sucesso, José Sarsfield Cabral destaca o estímulo que a universidade dá aos professores para a investigação científica e o investimento forte em “instituições de interface”.

“A UP tem a ambição de em dois anos estar registada nos melhores rankings que existem. Essa é uma ambição que, na prática, se traduz em objectivos muito claros, entre eles ser uma universidade de ciência”, sublinhou.