A Assembleia-Geral da Metro do Porto aprovou esta terça-feira, por unanimidade, o novo conselho de administração da empresa, presidido por Ricardo Fonseca, que assumirá também a presidência da Comissão Executiva.

Ricardo Fonseca, que presidiu, anteriormente, à Administração dos Portos do Douro e Leixões, vai ter consigo, neste mandato, dois novos administradores executivos nomeados pelo Governo – a economista Goretti Rato e e Jorge Delgado, engenheiro e professor no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Citado pela Lusa, o presidente da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio, afirmou que “o Governo passa a ter a maioria do capital da Metro, como foi reivindicado, e a maioria na administração para que a obra possa continuar.”

O acordo imposto pelo Estado à JMP, há um ano atrás, colocou o controlo da empresa Metro (60%) nas mãos do Estado, através do aumento de capital de 2,5 milhões e concedeu-lhe o direito a nomear três administradores executivos e um administrador não executivo. Da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) foi nomeada a presidente Fernanda Menezes, para administradora não executiva.

Valentim mantém-se na Assembleia-Geral da Metro do Porto

Na Assembleia-Geral da empresa fica a presidir Valentim Loureiro (até aqui presidente do conselho de administração), com o vice-presidente Alberto Castro e com o secretário Bianchi de Aguiar.

Rui Rio considera estarem, agora, reunidas todas as condições para a segunda fase da rede de metro do Porto. Quanto a novas linhas, fica assegurada a continuação do projecto que tem como meta a cidade de Gondomar, já programada.

Rui Rio frisou ainda que o Conselho de Administração da Metro do Porto tem “uma tarefa difícil porque o anterior teve um desempenho notável”. “Fazer igual não é fácil, mas eu estou convencido que há condições para o fazer”, rematou o presidente da JMP.