Com a energia como um dos temas base e com o objectivo de conseguir uma maior aproximação às empresas portuguesas, a Conferência MIT-Europa vai realizar-se pela primeira vez em solo português, contando com a presença de multinacionais europeias, investigadores e professores do Massachusetts Institute of Technology e ainda instituições portuguesas filiadas no programa MIT-Portugal, para além do primeiro-ministro, José Sócrates, e o ministro da Ciência e Tecnologia e do Ensino Superior, Mariano Gago.

A conferência, que vai ocorrer no Palácio de Queluz esta quarta e quinta-feira, vai procurar “analisar os desafios do futuro e das empresas”, disse ao JPN Paulo Ferrão, director do programa MIT-Portugal. Esta reunião visa igualmente esclarecer “como é que a investigação pode contribuir” para ajudar a resolver esses desafios, bem como criar “novas oportunidades”, acrescentou.

“É muito importante para nós organizar uma conferência destas em Portugal porque é uma conferência do MIT, que dá grande ênfase ao programa MIT-Portugal. É uma forma muito importante de passar a mensagem de que Portugal está a assumir uma liderança nessas parcerias internacionais, e com universidades e empresas europeias. Essencialmente, permite credibilizar o ensino superior e a investigação que se faz em Portugal”, salienta Paulo Ferrão.

Balanço “muito satisfatório”

“O MIT-Portugal é a plataforma mais relevante do MIT na Europa”. Segundo Paulo Ferrão, terá sido isto que Subra Suresh, director da Escola de Engenharia do MIT, afirmou sobre o programa firmado entre o Governo português e a universidade norte-americana.

Paulo Ferrão faz um balanço “muito satisfatório” dos primeiros 18 meses do programa. “Os alunos de doutoramento já estão a fazer projectos de investigação que interessam às empresas”, explica o responsável, que classifica este interesse empresarial como “muito importante”, pois “garante que todo o trabalho de investigação feito possa ser aproveitado”.

Filiação da AIP, AEP e Ordem dos Engenheiros

A aproximação às empresas é, aliás, o grande objectivo do programa MIT-Portugal. Esta quinta-feira, a AIP (Associação Industrial Portuguesa), a AEP (Associação Empresarial de Portugal) e a Ordem dos Engenheiros vão assinar protocolos de afiliação no programa.

A abordagem às empresas poderá fazer-se de várias formas, explica o director do programa: “Uma é com trabalhos de investigação dos alunos de doutoramento; outra é fazendo workshops, chamando investigadores e professores do MIT e de outras universidades.”

Estágios nas empresas para recém-licenciados

Uma “bolsa de empresas que admita estagiários recém-licenciados com tópicos que possam ser abordados pelo MIT-Portugal e orientados por professores do programa” é igualmente uma solução apontada por Paulo Ferrão, que adianta que a ideia é “realizar os estágios nas empresas em conjunto com a Ordem dos Engenheiros”.

Portugal pioneiro na maior investigação de sempre do MIT

Um dos temas a discutir na Conferência MIT-Europa é a Energy Initiative do MIT e da qual Portugal vai ser participante pioneiro. “O MIT Energy Initiative é a maior iniciativa de investigação alguma vez realizada no MIT”, assegura Paulo Ferrão.

A iniciativa já conta com 100 milhões de dólares recolhidos ao longo do último ano e Portugal vai ter a “oportunidade de os capitalizar”, segundo Paulo Ferrão, que diz que as empresas portuguesas vão também “beneficiar com o conhecimento que vai ser gerado”. Entre as empresas beneficiárias estão as energéticas GALP, EDP e REN, entre outras.