Construir parques de estacionamento no centro da cidade, criar ruas pedonais e dinamizar o comércio local são as estratégias desenvolvidas em Barcelona para fidelizar os cidadãos. O modelo para a reabilitação do comércio tradicional de Barcelona sugerido, esta quarta-feira em conferência de imprensa, pelo presidente de la Fundació Barcelona Comerç, Emílio Sarrión Avinent, foi apresentado como exemplo para o Porto.

Subordinado ao tema “Urbanismo e Reabilitação Urbana”, Emílio Sarrión Avinent, na sede da Associação dos Comerciantes do Porto, reforçou a importância do comércio de proximidade na economia da capital da Catalunha. O presidente da Fundació Barcelona Comerç apresentou como exemplo da reabilitação do comércio tradicional o Bairro Gótico que ”passou de um bairro degradado, a um dos centros urbanos mais importantes”.

Num espaço de 70.000 metros quadrados, o bairro gótico tem mil lojas e dá emprego a 6 mil pessoas. Sarrión acredita que “é necessário conjugar a oferta turística, urbanística e cultural”. “Esta é a realidade em que procuramos mover-nos”, salienta.

Barcelona criou 8 mil lugares em parques de estacionamento no centro da cidade. Foi a forma encontrada pela Fundació Barcelona Comerç e pelo município para cativar os clientes da periferia. A própria associação e os comerciantes oferecem horas pagas nos parques de estacionamento. Até ao momento, atribuíram um milhão e 500 mil horas aos clientes.

Além da cultura do parque de estacionamento, a livre circulação das pessoas nas 24 ruas pedonais é outro dos atractivos para o comércio local. As animações de rua, a publicidade, as festas e a abertura das lojas à hora de almoço têm contribuído para o sucesso do comércio de proximidade.

A aposta nos mercados municipais

Barcelona tem 40 mercados municipais. Cada bairro conta com um deles. Sarrión assegura que “os mercados municipais são os motores de dinamização de cada um dos bairros”.

A capital da Catalunha está a requalificar todos os mercados municipais, numa reforma para lá de estrutural. Sarrión realça que “não é só reformada a sua estrutura, mas também a oferta e a mentalidade do comerciante”.

A abertura dos mercados durante a tarde, a possibilidade de efectuar as compras com cartões de crédito e o transporte das mercadorias até à casa do cliente são algumas das mudanças já realizadas nos mercados municipais. O catalão garante que “está a ser um êxito em Barcelona”.

“Encantado” pelo comércio na cidade do Porto

Emílio Sarrión Avinent ficou encantado com o comércio local que encontrou na cidade do Porto. “Hoje estou aqui, dei uma volta e estou surpreendido com as ruas e o comércio que se desenvolveu, o comércio aqui está muito vivo”, afirmou.