“Basileia: Mais do que 90 minutos” é o lema da cidade suíça que o “Missão Euro” visitou esta semana. Localizada no noroeste do país, Basileia faz fronteira com a Alemanha e com a França. Grande pólo financeiro e de transportes, Basileia é a terceira cidade mais populosa do país e sede do Banco de Compensações Internacionais.

Hanspeter Weisshaupt, delegado para o Euro 2008 em Basileia, afirmou ao JPN, que o “interesse está a crescer”. “Da parte da organização estamos entusiasmados mas existem ainda algumas incertezas”, explicou. Basileia vai ser ainda palco do jogo de abertura do Euro entre as selecções da Suíça e da República Checa no dia 7 de Junho.

Weisshaupt refere que já existem “algumas coisas preparadas para o dia anterior ao pontapé de saída”. “Vai haver vários programas de televisão, em que se vai apresentar a cidade. Na noite anterior ao dia 7, há também o ‘opening dinner’ da Uefa aqui em Basileia”, revela.

O delegado para o Euro 2008 em Basileia lembra que a cidade não tem só futebol para oferecer em Junho. “Nós oferecemos não só futebol, mas também cultura. E nesse aspecto, queria destacar o Mundialmente famoso ‘Kunstmuseum’, a Foundation Beyeler, a maior colecção privada da suíça e ainda o Tinguely Museum. Estes são os três principais museus da cidade.”

Para Portugal, Basileia ganha ainda um significado especial, pois será palco do jogo entre a Suíça e a selecção das Quinas, no dia 15 de Junho. O St. Jakob Park, estádio onde joga o FC Basel, vai receber aquele que poderá decidir a passagem de Portugal à segunda fase. Hanspeter Weisshaupt afirmou ao JPN que “o entusiasmo para o jogo com Portugal é quase desmedido”.

“Temos muita simpatia pela comunidade portuguesa, até porque não temos nenhum incidente negativo com Portugal, como temos com a Turquia por exemplo. Por isso, tenho a dizer-lhe que o entusiasmo para esse jogo é muito mesmo.”

Basileia vai então receber os jogos do Grupo A, onde se vão enfrentar as selecções da Suíça, Portugal, Turquia e Republica Checa e ainda três jogos da segunda fase. O St. Jakob Park vai ser o estádio suíço onde serão disputados mais jogos, um total de 6 jogos.

Klagenfurt, a cidade do ambiente

Klagenfurt é a capital do estado federal austríaco Caríntia, na parte sul do país, sendo também conhecida como “a Rosa do Lago Wörthersee”. A proximidade com a fronteira da Eslovénia, da Itália e do Mar Mediterrâneo, cria um clima único, no Verão, e brilhantes dias ensolarados no Inverno. A cidade está localizada na costa oriental do Lago Wörthersee, que é o mais quente lago da Europa.

Klagenfurt é uma cidade histórica com mais de 800 anos. A experiência dos séculos, no coração da cidade, entre os castelos da Idade Média sobre a parte velha da cidade e os passos dos grandes poetas Ingeborg Bachmann e Robert Musil são aspectos marcantes da cidade.

Klagenfurt foi a primeira zona pedestre da Áustria. O interior da cidade é dominado por três importantes áreas para peões, das quais a Kramergasse, construída em 1961, foi a primeira do género no país.

As zonas Kramergasse, Wienergasse e Alten Platz, todas livres de automóveis, convidam os transeuntes a um passeio pelas redondezas e a retemperar forças nos muitos cafés e restaurantes existentes no local. O “Altstadtfest” (Festival da Cidade Velha), que decorre durante os meses de Verão na Altstadt, foi galardoado em três ocasiões com o prémio ‘Europa-Nostra-Diploma’.

O Wörthersee Stadion, estádio que vai acolher o Euro 2008, inspirou-se no lago da cidade e recebeu já o prémio Green Ball em reconhecimento pelo seu conceito de sustentabilidade. O Green Ball é atribuído a instituições e projectos que façam uma contribuição significativa para a promoção do conceito de sustentabilidade ambiental do Euro 2008.

Klagenfurt, a cidade austríaca que o “Missão Euro” visitou esta semana, vai receber três jogos do Grupo B, entre os quais um dos jogos de alto risco da competição entre a Alemanha e a Polónia.