Arranca esta quarta-feira o Festival “Black & White”, evento internacional promovido pela Escola das Artes da Universidade Católica, do Porto.

A cerimónia de abertura tem início às 21h45 com a competição de vídeo. A primeira curta-metragem será a brasileira “Norma”, de Renato Turnes, com oito minutos de duração, seguindo-se mais nove “curtas”, num total de 49 minutos de vídeo, vindas dos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Itália, Russia e Portugal.

Em seguida, às 23h30, terá lugar o concerto do cantor, compositor e multi-instrumentalista Paulo Praça, autor do recente sucesso “Diz A Verdade”, inserido no seu mais recente trabalho “Disco de Cabeceira”, lançado em 2007.

Segundo a organização, são enviadas mais de 150 obras ao festival, incluindo fotografia, áudio, curtas-metragens, animação, vídeo experimental, vídeo musical, ficção e documentário. Este ano foram seleccionadas 64 obras provenientes de 14 países.

Além da competição, haverá ainda actividades como conferências e “conversas em café”, onde será possível a realização de debates em jeito de tertúlia.

Na apresentação do festival, Jaime Neves, da organização, descreveu o evento, que “demora um ano a preparar”, como “não elitista”, e apela à presença de todo o tipo de público no Campus da Foz da Universidade Católica, do Porto. O evento termina no sábado com a entrega de prémios.