A formação de hóquei em patins da Universidade do Porto (UP) venceu, este terça-feira, o II Open Nacional Universitário, ao bater na final o Instituto Politécnico do Porto (IPP), num torneio dominado pelas equipas portuenses. O II Open Nacional Universitário de hóquei em patins realizou-se nos dias 31 de Março e 1 de Abril, no pavilhão do Académico Futebol Clube, no Porto.

Depois de, no primeiro dia da competição, ter vencido os três jogos da fase de grupo sem sofrer qualquer golo, a UP, actual campeã nacional universitária, derrotou nas meias-finais a AAUM (Associação Académica da Universidade do Minho), por 2-0.

Na outra meia-final, o IPP derrotou o ISMAI (Instituto Superior da Maia), nas grandes penalidades, após um empate de 3-3 no fim do prolongamento, marcando encontro com a UP na final.

No jogo decisivo, os estudantes da UP começaram melhor, ao abrir o marcador a meio da primeira parte, fazendo o 1-0, resultado que se manteve até ao intervalo. O IPP deu a volta ao marcador logo no início do segundo tempo, em apenas dois minutos. No entanto, a UP reagiu de imediato, fazendo o 2-2 com que se chegou ao fim do tempo regulamentar.

Foi já no terceiro minuto do prolongamento que, após alguns ressaltos junto à baliza adversária, a UP apontou o golo que lhe viria a dar nova vitória no torneio nacional.

Na partida de atribuição dos 3º e 4º lugares, o ISMAI levou a melhor sobre a AAUM, por claros 4-1.

Participaram também no torneio as equipas da Associação Académica da Universidade de Aveiro, da Associação de Estudante do Instituto Superior Técnico (Lisboa) e da Faculdade de Motricidade Humana (também de Lisboa).