Entrou em vigor esta quarta-feira o sistema de avaliação dos Bombeiros Voluntários, dando sequência ao despacho do secretário de Estado da Protecção Civil, publicado na passada segunda-feira, em Diário da Republica.

A avaliação será anual e decorrerá entre Janeiro e Março. Os bombeiros serão classificados com “Desempenho Inadequado”, “Desempenho Bom” ou “Desempenho Muito Bom”. Poderá ainda ser atribuída a classificação de “Desempenho Excelente” para efeitos de reconhecimento e mérito, mas só em casos propostos pelo comandante do corpo.

Contudo, o presidente da Liga dos Bombeiros, Duarte Caldeira, assegurou ao JPN que “este não é um regulamento punitivo, mas de valorização”. O objectivo do sistema de avaliação é apostar na formação contínua de todos os bombeiros. “Para se ser bombeiro hoje em dia é indispensável a disponibilidade para receber formação”, afirma Duarte Caldeira.

Deste modo, um bombeiro com “Desempenho Muito Bom” durante três anos consecutivos terá direito a bolsas de formação dentro ou fora do país. Quanto aos bombeiros com “Desempenho Inadequado” passam a frequentar formações para colmatar as suas insuficiências profissionais.

Duarte Caldeira concorda com este sistema de avaliação e confirma que esta atitude já é defendida pela Liga de Bombeiros há vários anos. Para o responsável do organismo, é preciso fazer a distinção entre o voluntariado de um bombeiro e outros tipos de voluntariado. “Os bombeiros voluntários são voluntários por opção, mas são profissionais na acção”, acrescenta.

Por decidir estão, porém, os critérios de avaliação dos bombeiros. Duarte Caldeira realça a necessidade da criação de normas, em breve, para avaliar os bombeiros, de forma a garantir uma avaliação justa. O prazo para a implementação do Regulamento do Sistema de Avaliação dura até 28 de Fevereiro de 2009.