Innsbruck (ou Insbruque), é a capital do estado austríaco de Tirol. Atravessada pelo Rio Inn (que dá nome à cidade), Innsbruck é sobretudo conhecida por ser uma cidade ligada aos desportos de Inverno. Aliás, em 1964 e 1974, a capital dos Alpes, como é conhecida, acolheu os Jogos Olímpicos de Inverno.

E o título de “capital dos Alpes” não vem por acaso. Em apenas 20 minutos, passa-se da zona medieval da cidade para mais de dois mil metros de altitude. De acordo com o posto de turismo da cidade, “não se vai a Innsbruck por um motivo, mas sim por vários”. Quem percorre as ruas da cidade embarca numa verdadeira viagem pelo tempo. Desde o período barroco, passando pelo Gótico e acabando na Renascença, Innsbruck soube preservar o seu legado histórico.

Mas aos interessados em viajar até ao local onde Espanha, Rússia e Suécia vão disputar os jogos da primeira fase, a cidade oferece também um roteiro moderno, que passa por museus, cafés e restaurantes.

Genebra, cidade de Portugal

Genebra é porventura a cidade que mais interessa aos portugueses, pelo menos numa primeira fase. É no Estádio de Genebra que a selecção nacional vai disputar os dois primeiros jogos da fase final do Euro 2008. É nesta cidade suíça que se vai jogar muito do destino português na prova.

A selecção nacional começa a sua participação na prova no dia 7 de Junho, diante da Turquia, em Genebra. No mesmo estádio, a turma das Quinas vai defrontar a Républica Checa no segundo jogo da fase de grupos.

Genebra é a cidade mais internacional da Confederação Helvética. Mais de 43% da população desta cidade de expressão francesa é composta por estrangeiros. Com mais de 175 mil habitantes, Genebra é o centro cultural e económico da Suíça.

É na cidade que estão sediadas mais de 200 organizações internacionais, como a sede europeia da ONU, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos do Homem, a Organização Mundial do Comércio, a Organização Mundial da Saúde, entre outras.