Estudantes de design vão poder participar num concurso que estimula a criação de objectos criativos para melhorar a qualidade de vida dos doentes com artrite reumatóide. A iniciativa inédita é lançada pela Roche, no âmbito do Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide, comemorado este sábado.

O objectivo do concurso “Liberdade de Movimentos”, que pretende premiar a criatividade dos talentos nacionais na área do design, é aliar a originalidade das peças à sua utilidade, de forma a irem de encontro às necessidades quotidianas dos doentes. Utensílios de alimentação, higiene, vestuário e lazer, entre outros, são alguns exemplos.

Podem participar no concurso estudantes do ensino superior na área de design e designers recém-licenciados há menos de dois anos. As peças devem ser de autoria individual e três candidaturas é o máximo que os participantes podem apresentar.

A avaliação dos trabalhos vai caber a um júri composto por representantes da Roche, do Centro Português do Design, Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR), Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas (LPCDR) e ainda um designer.

Numa primeira fase, o júri irá avaliar os trabalhos e seleccionar um máximo de dez candidaturas. Numa segunda fase, serão escolhidos dois projectos vencedores: um pelo júri e outro pelo público, através de um sistema de voto pela Internet. As inscrições estão abertas até 31 de Julho.

Doença afecta cerca de 40 mil portugueses

A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crónica, sistémica, que afecta e destrói progressivamente as articulações. Esta patologia tem um grande impacto na esperança de vida dos doentes, que pode ser reduzida significativamente em 10 a 15 anos.

A estimativa aponta para cerca de 40 mil portugueses afectados por artrite reumatóide e 21 milhões em todo o mundo. A doença afecta sobretudo o sexo feminino e em idades entre os 30 e os 40 anos, podendo ocorrer também na terceira idade.