A 7 de Abril de 1948, a Organização Mundial de Saúde criou o dia mundial da Saúde. Esta segunda-feira, 60 anos depois, o dia continua a ser comemorado, servindo sobretudo como chamada de atenção para os problemas existentes no sector.

Num ano marcado por várias reformas nacionais na área, o dia mundial da Saúde foca o tema das “alterações climáticas e a saúde”. No âmbito das comemorações, várias iniciativas vão decorrer de Norte a Sul do país.

No Hospital de S. João, no Porto, vão decorrer durante toda a semana acções de esclarecimento aos utentes. O Centro Ambulatório do Hospital vai promover a chamada “Semana da Saúde” com iniciativas de formação para os interessados. A iniciativa envolve todas as consultas da especialidade e pretende sensibilizar os utentes para a importância da preservação da saúde.

Ao longo de cinco dias, as sessões de esclarecimento vão incluir temas como a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, a incontinência urinária e menopausa, a obesidade, o cancro da pele, o cancro colorrectal e ainda varizes e úlceras varicosas.

Para além destas acções de esclarecimento, vão também decorrer sessões de assistência a quem quiser deixar de fumar e sessões para uma melhor convivência com a artrite reumatóide.

Informar é o objectivo

Carla Vieira, responsável pela “Semana da Saúde” no Hospital de S. João, afirmou ao JPN que o principal objectivo das acções de esclarecimento é “informar o público em geral”. A enfermeira referiu que estipo de iniciativas são importantes, pois permitem aos utentes “obterem mais informação de como prevenir certas doenças”, até porque “as pessoas pensam mais na doença e não como a devem combater”.

Num momento em que estudos recentes mostram elevados índices de desinformação da população em geral relativamente à prevenção e tratamento de várias doenças, a sensibilização para estas doenças que foram escolhidas para abordar na Semana da Saúde ganha maior importância.