A TAP e a Adeturn – Turismo Norte de Portugal assinaram esta segunda-feira um protocolo de promoção turística do Porto e do Norte.

Espanha, Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Reino Unido, Itália, Suíça, Luxemburgo, EUA e Brasil serão os alvos da campanha, que passa pela promoção do Porto e do norte de Portugal nos destinos da TAP. O presidente da Adeturn, Jorge Osório, considera que os mercados onde é preciso aumentar o número de viagens são os EUA e o Brasil.

Durante a cerimónia de assinatura do acordo, válido por um ano, no aeroporto Francisco Sá Carneiro, o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, disse que a parceria demonstrava que “o turismo tem ganho uma grande maturidade que está para além dos números”. O representante do Governo justificou este crescimento pelo “papel fulcral” dos aeroportos. “Sem transportes aéreos não há turismo”, sublinhou.

A iniciativa insere-se na estratégia da Adeturn em promover o Porto e o Norte, região portuguesa que mais cresceu nos dois primeiros meses deste ano em termos de actividade turística.

Para atingir os objectivos a parceria com a principal companhia aérea nacional, a TAP, é “determinante”, afirmou o presidente da Adeturn. Para Jorge Osório, “as coisas não acontecem por acaso”. “O Norte é uma região apetecível para turistas e operadores. Era inevitável este acordo”, disse.

“Porto está na moda”

A mesma opinião é partilhada por Bernardo Trindade, que afirmou que o “Porto está na moda, do ponto de vista do interesse turístico”. Sublinhou ainda que o acordo apenas vem “solidificar o crescimento do turismo no Norte”.

O secretário de Estado do Turismo elogiou ainda o desempenho da TAP. “A nossa companhia de bandeira tem conseguido rasgar um conjunto de novos mercados”, referiu.