Aniversário da UP

Conheça a história da UP num trabalho multimédia e acompanhe a Mostra da Universidade no blogue que o JPN criou para o efeito.

Celebrou-se esta quarta-feira o dia da Universidade do Porto (UP) e, desde a manhã até à tarde, assistiu-se a uma série de eventos na reitoria para homenagear a UP, os estudantes, docentes e todos os restantes elementos da instituição.

A tarde começou com sessão marcada no Salão Nobre da Reitoria, onde os alunos da Academia da UP deram os cumprimentos ao reitor José Marques dos Santos.

O reitor, durante o seu discurso, classificou os estudantes como sendo “a razão de ser da universidade”. Mais à frente, Marques dos Santos apelou a uma maior união e interactividade entre as várias faculdades e os vários cursos da UP. “Uma das minhas lutas tem sido reconstruir a coesão da universidade”, afirmou.

O reitor aconselhou os estudantes a acrescentarem mais componentes à formação, além da formação científica que é considerada fundamental. Os alunos devem apostar na formação de nível prático, na formação cívica e cultural de forma a “adquirirem outras competências” e a enriquecerem o currículo.

O reitor mencionou a importância da “aprendizagem ao longo da vida” e incentivou os alunos a, mesmo depois de acabarem o curso, continuarem na UP a fazer formações ou a prosseguirem para o segundo e terceiro ciclos de ensino. “Nós vamos precisar do vosso apoio para ajudar a universidade a ser uma das melhores de mundo, que é este o passo que nós queremos dar a seguir”, concluiu.

Primeiro Atlas da Mundo Moderno apresentado

“O Livro de Francisco Rodrigues – O Primeiro Atlas do Mundo Moderno” foi o livro lançado pela Editora UP, apresentado na celebração do 97º. aniversário da instituição. A obra foi escrita e desenhada pelo cartógrafo Francisco Rodrigues, entre 1512 e 1514, e contém inúmeras cartas náuticas, roteiros e desenhos panorâmicos sobre o Sudeste Asiático, onde estão representadas várias ilhas que são hoje parte integrante da República da Indonésia.

O livro contém, também, alguns mapas actuais que permitem aferir o elevado grau de percepção da realidade geográfica retratada naquelas representações.

A celebração do dia da UP acabou com um concerto de jazz pela Big Band da ESMAE. A música jazz ouvia-se em toda a Praça dos Leões, brindando aqueles que fazem parte da UP e também quem ia, simplesmente, a passar pelo local.