Concluído o roteiro das cidades, o “Missão Euro” debruça-se agora sobre as equipas que vão disputar a mais importante competição de selecções na Europa. Luís Freitas Lobo é o comentador que ajuda a desvendar os segredos da equipa de Scolari.

Luiz Felipe Scolari apresenta a lista de convocados para o Euro 2008 no dia 12 de Maio, em Viseu. O seleccionador nacional parece ter algumas escolhas confirmadas, mas sobram dúvidas no lote de eleitos. Inserido no grupo A, Portugal terá de defrontar a Suíça, equipa da casa, a República Checa e a Turquia.

Dúvidas de Scolari

A baliza das Quinas parece entregue a Ricardo, o guarda-redes do Bétis de Sevilha. Quim do Benfica está a número dois. A terceira escolha de Scolari é a dúvida.

Em declarações ao JPN, Luís Freitas Lobo considera que Scolari escolhe sempre “uma esperança” e “seguindo esse raciocínio, deve levar Rui Patrício”. Segundo o comentador, “a questão do terceiro guarda-redes é mal abordada”. “É vista como um prémio, mas não deve ser esse o princípio”.

O meio-campo tem muitos jogadores em baixo de forma. O comentador considera que tudo “vai depender do momento de forma dos jogadores”. Lobo fala ainda de Tiago e Maniche como hipóteses, apesar de reconhecer que é “ainda cedo para falar”.

Sobre Miguel Veloso, muito falado pela comunicação social, Lobo considera que o médio do Sporting “é, em condições normais, jogador de selecção”, mas “atravessa um mau momento”.

No ataque, Scolari volta a ter um “velho problema”. Segundo o analista, não se sabe quem pode finalizar o bom futebol feito no ataque. Para Lobo, existem “várias opções, mas ninguém consegue substituir a qualidade do Pauleta”.

Makukula sem nível

A grande dúvida de Lobo no ataque é Makukula. “Todos os avançados da selecção têm um índice técnico elevado. Makukula não tem”.

Scolari soma uma final de um campeonato europeu e uma meia-final de Mundial ao serviço de Portugal. Contudo, a renovação da equipa tem sido difícil, como prova a fase de qualificação para o Europeu.