O país está em alerta laranja devido à previsão de chuva e vento forte com rajadas, segundo informou o Instituto de Meteorologia.

A situação de instabilidade vai manter-se até ao fim da manhã de quinta-feira. Com o vento a rodar para o quadrante norte durante o período da tarde prevêem-se abertas. No entanto, continua a possibilidade de aguaceiros, que só se espera que diminuam a partir de sexta-feira, acompanhando a diminuição da intensidade do vento.

Para o distrito do Porto, espera-se uma descida da temperatura máxima a partir de quinta-feira, situação que se vai manter sexta, sábado e domingo, sempre com previsão de aguaceiros.

Os avisos e alertas diminuem de intensidade a partir de quinta, prevê o Instituto de Meteorologia, mas a situação de instabilidade, chuva e vento vai continuar durante a próxima semana.

Nos arquipélagos da Madeira e dos Açores as previsões indicam uma situação idêntica à do continente, de ventos e chuva forte e de uma ondulação acima dos cinco metros.