O presidente do banco Santander foi o convidado principal nas comemorações dos 97 anos da Universidade do Porto e o seu discurso incidiu sobre “o papel e a responsabilidade social das empresas no apoio às universidades”.

Botín afirmou que no “banco Santander há a consciência de que a política de responsabilidade social deve ser uma parte integrante da gestão empresarial”. “Não se falará de empresas socialmente responsáveis, mas simplesmente de empresas” num futuro próximo, adiantou o administrador.

O banqueiro definiu a aliança do banco com as universidades como um dos sinais de identidade corporativa da instituição bancária. Desde 1996, já destinou 500 milhões de euros ao patrocínio de projectos desenvolvidos por mais de 600 universidades. Considerou o apoio à educação como a “melhor estratégia para conseguir uma sociedade mais aberta e próspera”.

Continuou dizendo que “a responsabilidade social corporativa não é uma moda, não é marketing social, não é filantropia, mas é um capitalismo consciente”.

O Santander tem um programa de colaboração com 625 universidades de todo o mundo e apoia também projectos de investigação. Fornece bolsas e ajudas de estudo que já beneficiaram mais de 10 mil estudantes de 21 países, incluindo Portugal.

O Santander Universidades e o Santander Totta em Portugal mantêm acordos com 42 instituições académicas que abrangem mais de 80% da comunidade universitária do país.