A Direcção Geral do Consumidor (DGC) apresentou, esta quinta-feira, o “Livro Negro dos Esquemas e Fraudes na Net”. Este documento é um guia das fraudes mais comuns, registando alguns dos principais esquemas utilizados na Internet, além de dar dicas para os consumidores se defenderem.

O livro, elaborado com base na publicação “The Little Black Book of Scams” e adaptado à realidade portuguesa, vai servir como arma de defesa para os consumidores se precaverem. A DGC pretende actualizar as informações dadas no documento, de cada vez que isso se justifique, garantindo, desta forma, que os consumidores estejam constantemente actualizados em relação a estes crimes.

A oferta de brindes, a promessa de assistência sem qualquer custo ou o aliciamento dos clientes, advogando que muita gente já o fez, são algumas das estratégias mais comuns. Desta forma, este guia para a autodefesa pretende ser mais um meio de alertar os consumidores.

Princípios fundamentais são:

  • – Dizer não;
  • – Procurar;
  • – Questionar;
  • – Decidir;

No documento é possível ler que há duas regras elementares para não ser enganado: aprender a distinguir fraudes de ofertas genuínas e saber combater os truques de um vigarista. São dados também alguns conselhos e feitas perguntas para levar os consumidores a pensar.

Este guia para a autodefesa dos consumidores explica também que as fraudes são bem sucedidas porque, além de terem uma aparência genuína, que vai ao encontro dos desejos ou necessidades dos destinatários, “os vigaristas manipulam as vítimas tocando nos pontos sensíveis” para obterem a resposta que desejam.

O “Livro Negro dos Esquemas e Fraudes na Net” foi apresentado durante um workshop no Taguspark, em Oeiras, onde foram igualmente divulgados outros exemplos de burlas informáticas recentemente detectadas.