O “Expresso” é o primeiro jornal português a ter um programa de música próprio e exclusivo. Na passada terça-feira, dia em que comemorou 24 anos, o “Íntima Fracção” lançou a primeira edição no “Expresso Online”.

“Pouco para dizer, muito para escutar, tudo para sentir” é o slogan do programa que está entre os 20 podcasts mais procurados realizados em Portugal.

O programa é, desde a sua criação, produzido e coordenado por Francisco Amaral. O autor define-o como “uma tentativa de fazer uma encenação sonora”. “É um programa que trabalha com [sons] ambientes, com música, textos, ruídos, várias misturas”, revela.

Francisco Amaral declarou ao JPN que o “Íntima Fracção” é um programa alternativo e com músicas, regra geral, instrumentais. O radialista procura “uma reacção emocional e sensitiva” dos ouvintes, que acredita serem “das mais diversas proveniências e idades”.

Uma fracção da história

O “Íntima Fracção” arrancou a 8 de Abril de 1984 na Antena 1. Entre 1989 e 2003 as emissões ininterruptas pertenceram à TSF. Em Outubro de 2004, foi lançado na Rádio Universidade de Coimbra, na qual permaneceu até ingressar no Rádio Clube Português no último semestre de 2007.

No palmarés destaca-se o prémio de Melhor Programa de rádio 1985 (Expresso), Melhor Programa de rádio 1989 (O Independente), e os Setes de Ouro de 1987 e 1993.

O programa transmitido através do “Expresso Online” vai ser semanal e terá a duração de cerca de uma hora. Francisco Amaral garante que “o programa não vai mudar muito o formato habitual” por estar agora disponível em versão digital. Consciente do pouco espaço dado pelas rádios aos programas de autor, Francisco Amaral acredita que a Internet será uma alternativa cada vez mais procurada. “É a prova de que estamos a caminhar para a convergência de meios”, afirmou.