Até 16 de Abril, Dia Mundial da Voz, o Hospital Santa Maria, em Lisboa, está a promover rastreios gratuitos à voz. A inscrição pode ser efectuada por telefone, e-mail ou presencialmente, no serviço de Otorrinolaringologia do hospital.

Com hora marcada, qualquer pessoa no rastreio à voz é observada por um otorrinolaringologista, por um terapeuta da fala e ainda por uma psicóloga. Óscar Dias, do Departamento de Otorrinolaringologia, Voz e Perturbações da Comunicação do Hospital Santa Maria (OVCHSM), em Lisboa, explica que “a pessoa é observada com o que de mais moderno existe para avaliar a voz, os endoscópios e os fibroscópios.”

Sensibilizar as pessoas para os problemas da voz é fundamental, lembra. “Continua a ser uma preocupação enorme sensibilizar para o diagnóstico precoce do cancro da laringe”, afirma.

Prémio Voz 2008

Eunice Muñoz é a vencedora do Prémio Voz 2008. O departamento de otorrinolaringologia, voz e perturbações da comunicação do Hospital Santa Maria, em Lisboa, atribuiu este prémio à actriz como uma forma de “reconhecimento pela importância que teve e que tem em termos sociais utilizando a voz”, esclareceu Óscar Dias. Este sábado, 12 de Abril, Eunice Muñoz vai receber este prémio pelas mãos do ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, na Reitoria da Universidade de Lisboa no âmbito da “Festa da voz”.

Portugal é o terceiro país da Europa com maior incidência do cancro da laringe. Todos os anos surgem 1000 novos casos com esta doença e morrem anualmente mais de 400 pessoas.

Para manter a integridade vocal é fundamental estar hidratado. Beber água, não fumar e ter uma alimentação cuidada são alguns dos conselhos referidos pelos especialistas da voz. Óscar Dias acrescenta ainda o repouso vocal.

Os cuidados a ter com voz são direccionados a todas as pessoas, mas principalmente aos que utilizam a voz como instrumento de trabalho. Professores, cantores e actores são algumas das pessoas que têm de ter uma preocupação acrescida com a voz, mas Óscar Dias lembra ainda que também que quem trabalha “numa loja ou numa caixa de supermercado usa a voz” na sua profissão.