Eleito pela terceira vez para o cargo, Silvio Berlusconi conseguiu assegurar 47% dos votos, tendo o Partido Democrata (PD), de Walter Veltroni, alcançado 38%. Logo depois de conhecidas as primeiras projecções, esta segunda-feira à tarde, o candidato do centro-esquerda reconheceu a vitória do Partido Povo da Liberdade (PDL). Os valores apontavam para uma vantagem de mais de 9% para “Il Cavaliere” e uma vitória clara nas duas câmaras.

Em entrevista telefónica ao canal televisivo RAI, o terceiro homem mais rico de Itália assumiu a vitória e afirmou já ter escolhido o próximo executivo da República italiana. O novo governo contará com doze ministros, sendo quatro deles mulheres. Berlusconi acrescentou ainda que o comissário europeu Franco Frattini também faz parte das suas escolhas.

Tornar o Estado italiano eficaz e operativo, assim como reformar e digitalizar a administração pública são prioridades na lista de medidas do novo governo, como explicou o líder do PDL na entrevista concedida ao órgão de comunicação estatal.

A coligação Esquerda Arco-Íris, que engloba a Refundação Comunista (PRC), o Comunistas de Itália (PCI), a Esquerda Democrática (SD) e o Partido Verdes, não conseguiu assegurar representatividade em qualquer das câmaras, pela primeira vez na história, ficando-se pelos 3,09% dos votos nesta ida às urnas.

Espera-se que, esta terça-feira, o Berlusconi faça o seu discurso público de vitória ao país.