A moção para a assinatura do memorando com o Ministério da Educação, que foi esta terça-feira a votos, terá sido aprovada por quase 90% dos professores, segundo foi anunciado esta quarta-feira em conferência de imprensa, indica a Lusa.

Em 50 mil docentes consultados, 86,2% terão aprovarado o documento que prevê a assinatura do memorando de entendimento entre os sindicatos e o Ministério da Educação (ME), a propósito do sistema de avaliação dos professores.

O memorando de entendimento entre o ME e a plataforma sindical será, assim, assinado na quinta-feira. No documento está previsto que a avaliação dos professores comece este ano lectivo, mas apenas para os docentes com contrato ou em condições de ascender de escalão.

A avaliação será baseada em quatro critérios: assiduidade, ficha de auto-avaliação, cumprimento de serviço distribuído e inscrição em acções de formação, quando obrigatórias. Os professores que receberem “regular” ou “insuficiente” só sentirão efeitos negativos na carreira, se estas classificações se repetirem na avaliação realizada no ano lectivo seguinte.

Com o protocolo de entendimento terminam as greves e outras acções que possam interferir com o progresso das aulas. No entanto, os protestos regionais agendados para todas as segundas-feiras vão-se manter, bem como plenários e reuniões para consultar professores.