Cerca de 250 mil pessoas morrem por ano devido a um acidente. Os acidentes são a quarta causa de morte na União Europeia, a seguir às doenças cardiovasculares, cancerígenas e do sistema respiratório. A cada dois minutos morre uma pessoa por acidente fatal e 228 sofrem ferimentos. Entre as crianças, adolescentes e jovens adultos, esta é mesmo a principal causa de mortalidade.

Em Portugal a taxa de acidentes evitáveis é de 45%, o que significa que, em 5300 mortes anuais por acidente, podiam ser evitadas 2400.

São dados a ler no relatório “Acidentes na União Europeia 2003-2005” da Eurosafe (Associação Europeia para a Prevenção de Acidentes e Promoção da Segurança), que reúne dados da sinistralidade dos 27 países da Europa.

Segundo o documento, cerca de 80% dos acidentes ocorre durante a realização de actividades domésticas, de lazer ou desportivas. Já os acidentes laborais e rodoviários representam apenas 20% do total de sinistralidade na UE.

Por cada pessoa que recebe tratamento médico após um acidente rodoviário, outras 17 são assistidas devido a ferimentos consequentes de actividades domésticas, desportivas ou passatempos. Dentro das actividades desportivas, 70% dos ferimentos ocorrem na sequência da prática de futebol.

Holanda é país de referência para baixar sinistralidade

Segundo o relatório, o país de referência a seguir, em termos de taxas de sinistralidade, é a Holanda, que apresenta os valores mais baixos. Nos melhores índices seguem-se Malta, Reino Unido e Irlanda. A estimativa aponta para 100 mil vidas que podiam ser salvas se todos os países da UE baixassem as suas taxas de sinistralidade até aos níveis holandeses.

61 mil suicídios por ano

Distinguindo por causas de morte, o relatório da Eurosafe conclui que os suicídios e os acidentes infligidos são a principal causa de mortalidade por acidente (24%). Anualmente, cerca de 61 mil pessoas põem termo à vida.

Já a Lituânia é o país de pior referência com o maior recorde de mortes em acidentes, seguindo-se a Estónia e a Letónia nos piores.

Mortalidade diminuiu nos últimos 10 anos

Apesar dos números elevados de sinistralidade na UE, a taxa de mortalidade por acidentes tem vindo a registar uma redução de 20% nos últimos 10 anos em todos os tipos, com excepção para os acidentes domésticos e as quedas no idosos (36% dos acidentes nas pessoas com mais de 65 anos correspondem a quedas).

O estudo revela ainda que, anualmente, 7 milhões de pessoas são hospitalizadas devido a acidentes e 60 milhões recebem tratamento médico. Os acidentes consomem cerca de 10% dos recursos hospitalares.