O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, o aumento do prazo máximo na compra de casa em crédito bonificado de 30 para 50 anos. A medida adoptada pelo Estado abrange cerca de 415 mil famílias.

As despesas mensais de prestação à habitação vão diminuir, permitindo uma poupança mensal que varia entre os 57 e os 140 euros. Se se tiver em consideração, por exemplo, um crédito de 40 mil euros no nono ano de vigência e com prestação de 197 euros, as despesas baixam para os 140, o que constitui poupança de 57 euros.

Os efeitos das medidas agora tomadas acerca dos empréstimos à habitação não são automáticas. Os titulares dos empréstimos podem renegociar com a banca a extensão do prazo de pagamento até aos 50 anos, a contar da data de início.

O alargamento do prazo para compra de casa em crédito bonificado tem benefícios imediatos, mas o futuro traduz-se num aumento de juros a pagar à banca. Recorde-se que a banca já tinha alargado para 50 anos o prazo para o reembolso dos empréstimos para compra de casa e fixou o limite máximo de idade do titular em 70 anos.

A renegociação dos empréstimos à banca vai entrar em vigor a partir do dia 15 de Junho.

Governo aprova PNAEE

De acordo com o comunicado presente no Portal do Governo, o Estado aprovou em Conselho de Ministros o Plano Nacional de Acção para Eficiência Energética (PNAEE). “Esta resolução vem aprovar o Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética (2008-2015), estabelecendo como meta a alcançar até 2015 a implementação de medidas de melhoria de eficiência equivalentes a 10% de consumo final de energia”, referindo-se ao objectivo anunciado pelo primeiro-ministro no último debate quinzenal na Assembleia da República.