Ricardo Bak Gordon é o arquitecto português responsável pelo pavilhão de Portugal na Expo Saragoza, que vai decorrer entre 14 de Julho até 14 de Setembro. Este ano, a exposição é sobre o tema “Água e Desenvolvimento Sustentável”. 102 países vão participar.

Uma gota chamada Fluvi

A mascote da Expo 2008 é uma gota de água chamada Fluvi (o acrónimo de flumen vitae, que em latim significa “rio da vida”).

O projecto – um pavilhão de 100 mil metros quadrados, ao lado dos pavilhões da Alemanha, Itália e China – baseia-se no tema principal da Expo e nos três rios ibéricos principais (Douro, Tejo e Guadiana), explica Bak Gordon ao JPN. “E também noutra questão fundamental”, acrescenta: “as preocupações climáticas, que hoje em dia são um problema transversal a todos os países. Daí surgiu o tema de partirmos o nosso conceito expositivo em três espaços: Alerta, Consciência e Mudança”.

A primeira área (Alerta) é “um primeiro espaço de grande tensão onde os visitantes são confrontados com situações limite, de catástrofes, incêndios, cheias, seca, etc”. Segue-se o espaço Consciência, “onde o visitante é o protagonista do espaço” e que “conta a história de um tema fundamental de cada um destes rios [ibéricos]”, explica. Finalmente, na secção Mudança, abordam-se” as “energias renováveis e as novas energias” que Portugal pode aproveitar fazendo uso dos seus recursos naturais, adiantou Ricardo Bak Gordon.

A presença portuguesa vai custar seis milhões de euros, verba que prevê também a programação do dia dedicado a Portugal na Expo, marcado para 11 de Julho.

O recinto da Expo 2008 vai ocupar 25 hectares e situa-se na zona oeste de Saragoça. O certame representa um investimento de 1.650 milhões de euros.

Mais de 3.400 espectáculos

A Expo vai estar organizada em três subtemas: “A água, recurso único”, no Pavilhão Ponte, uma obra desenhada pela arquitecta Zaha Hadid ; “Água para a vida”, na Torre da Água, um edifício construído sobre uma base em forma de gota; e “As paisagens da água”, no Aquário Fluvial.

Cultura e gastronomia de todo o mundo vão estar presentes. Os visitantes vão ainda encontrar arquitecturas únicas e muitos dias de festa e espectáculos (mais de 3.400).