Rui Rio afirmou esta sexta-feira a disponibilidade da Junta Metropolitana do Porto em colaborar de forma “sustentada” com o Governo na colocação de portagens nas SCUT, mas só após 2009, data prometida pelo Governo durante as eleições.

Para além da discussão sobre a gestão do aeroporto Sá Carneiro, que dominou a reunião desta sexta-feira da JMP, presidida por Rio, foram ainda abordados temas importantes como a introdução de portagens nas vias sem custos para o utilizador (SCUT), bem como as verbas do QREN para a região.

Rui Rio referiu, em conferência de imprensa, que parece ser agora “intenção do Governo vir a lançar portagens após 2009. Em cima da mesa estiveram os casos das SCUT A41 (antiga IC24), que passa na Maia, e da A28, que vai para Viana do Castelo, e que têm gerado muita polémica, nomeadamente a A41, que constitui a única alternativa para quem não quer viajar pelo centro da Maia.

Rio expressou a sua vontade em reunir com o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, para expressar a opinião de que “não pode haver portagens neste mandato”, relembrando que a não aplicação de portagens nas SCUT foi uma das promessas do actual Governo, na altura das eleições.

Após 2009, o presidente da JMP mostrou disponibilidade para colaborar com o Governo de forma “sensata”. “É necessário contratar técnicos que estudem a situação e possam dar uma opinião tecnicamente sustentada e não uma opinião política em que cada presidente da câmara diz ‘não’ a portagens no seu concelho”, afirmou, dando o exemplo do percurso do Norte Shopping até ao aeroporto como um dos contínuos urbanos em que não se justifica colocar portagens.

Verbas do QREN vão para “projectos com envergadura”

Rui Rio referiu a necessidade de aplicar os “60 a 80 milhões de euros” previstos pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para a JMP em projectos ambiciosos. “Não faz sentido dispersar esse valor numa data de projectos pequeninos”, referiu, adiantando que as verbas vão ser concentradas na cultura, património e turismo e no acolhimento empresarial.

A JMP recebeu os projectos dos vários municípios e vai agora seleccionar, “numa lógica metropolitana, um projecto com envergadura por cada município”.