O antigo bispo Fernando Lugo venceu as eleições presidenciais deste domingo no Paraguai, com 41% dos votos. O candidato de esquerda derrotou o Partido Colorado, força conservadora no poder há mais de seis décadas e que apoiou a ditadura de 35 anos do general Alfredo Stroessner.

Blanca Ovelar, candidata do Partido Colorado, seria a primeira mulher presidente no Paraguai, se vencesse as eleições. Obteve 31% dos votos e reconheceu a derrota quando os resultados já demonstravam que Lugo tinha 10% de avanço. A participação terá atingido os 65% da população, segundo a Reuters.

As eleições no Paraguai são mais um exemplo de amadurecimento democrático na América Latina. “Pela primeira vez na história do nosso país, um partido vai transferir o poder para outro sem um golpe, sem derramamento de sangue e sem luta entre irmãos”, afirmou o actual presidente Nicanor Duarte, citado pela Reuters.

“Que este povo seja conhecido, de agora em diante, pela sua honestidade e não pela sua corrupção”, disse Lugo, citado pelo jornal paraguaio ABC, perante os festejos da população na capital, Assunção.

Contra a desigualdade e a corrupção

Lugo, de 56 anos, foi ordenado bispo em 1994 e serviu durante dez anos em San Pedro, uma área pobre do país. Em Dezembro de 2006, abdicou do sacerdócio, depois de, em Março desse ano, ter liderado uma manifestação de oposição ao governo. Contudo, o Vaticano não aceitou o pedido e apenas o suspendeu dos seus deveres.

Fernando Lugo, que assumirá a presidência em 15 de Agosto, pretende apoiar a luta contra as desigualdades e contra a corrupção e formou um partido de centro-esquerda, a Aliança Patriótica para a Mudança, que une sindicatos esquerdistas, indígenas e agricultores. Afirma-se como independente, rejeitando as acusações de Nicanor Duarte de que a sua governação se alinhará pelos regimes da Venezuela e da Bolívia.

Dados de 2005 do Banco Mundial indicavam que a taxa de pobreza no Paraguai era de 38%. A economia do país, com 6,1 milhões de habitantes, gira, principalmente, em torno da agricultura. Redistribuir o terreno cultivável e os ranchos de gado, que se encontram maioritariamente na posse da classe alta, é um dos projectos de Lugo. Outro dos objectivos do vencedor das eleições é aumentar o preço da energia importada pelo Brasil da central hidroeléctrica de Itaipú, gerida em conjunto pelos dois países.