A Associação 25 de Abril divulgou, esta segunda-feira, um documento intitulado “Apelo à Participação”, no qual solicita a presença da população no desfile do 25 de Abril, em Lisboa, fazendo ainda uma análise crítica da actual situação do país.

Na Comissão Promotora do manifesto encontram-se diversas entidades, como o Partido Socialista, o Bloco de Esquerda, a União Geral de Trabalhadores, o Partido Comunista Português, entre outras.

Personalidades de vários partidos assinaram o documento, contando-se entre elas o ex-secretário de Estado Alberto Arons de Carvalho, o porta-voz do PS Vitalino Canas, Otelo Saraiva de Carvalho, o ex-presidente da câmara de Matosinhos Narciso Miranda, o antigo Presidente da República Mário Soares, o deputado Manuel Alegre, o escritor José Saramago, o líder bloquista Francisco Louçã e o líder parlamentar do PCP Bernardino Soares.

O documento aponta factores como “as incertezas de uma conjuntura económica, afectada pela eclosão e desenvolvimento de várias ordens de crises” e a “permanência dos problemas estruturais de que o país continua a padecer” como os responsáveis por que estas comemorações do 25 de Abril de 2008 se venham a dar num clima “pouco desanuviado e escassamente propício à jubilação colectiva”.

O manifesto, que apela à participação da população nas comemorações dos 34 anos de democracia, refere que “deveria haver motivos bastantes para encarar o futuro com serenidade”, algo que não acontece. Por isso, os cidadãos devem participar activamente nas decisões políticas, algo que deve “ser reforçado mediante um constante aprofundamento do sistema democrático”, respeitando as ideias de cada um sem discriminação, como indica o documento.

“Numa altura em que os diversos índices sociais e económicos continuam a remeter-nos para os últimos escalões da Europa Comunitária, não poderá haver lugar para o enfraquecimento dos serviços que cabe ao Estado assegurar porque é graças a eles que, de algum modo, se poderá aliviar a pressão que recai sobre os sectores desfavorecidos, afinal a grossa maioria do país”, pode ler-se no texto.

O desfile de comemoração do 25 de Abril vai realizar-se às 15 horas, em Lisboa, e seguirá desde a Praça Marquês de Pombal até à Praça do Rossio.