A Câmara Municipal do Porto (CMP) foi, esta quarta-feira, distinguida pela Microsoft com o prémio “Melhor Projecto Tecnologias Limpas”, atribuído pela empresa multinacional ao “Portal do Executivo” da autarquia.

O Vereador do Pelouro da Educação, Juventude e Inovação, Vladimiro Feliz, foi o representante da Câmara Municipal na entrega do prémio. A cerimónia fechou o Fórum “Soluções para a Administração Pública Local”, que a Microsoft International organizou na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nos jardins do Palácio de Cristal.

Para além do Porto, houve também outra cidade portuguesa que premiada: Cascais. O prémio “Citizen Service” (serviço ao cidadão) foi, aliás, entregue a duas cidades. Além da cidade portuguesa, Londres foi distinguida com o mesmo prémio. Molde (Noruega), Edimburgo (Escócia), Waterloo (Bélgica), Pozuelo (Espanha) e Essex (Inglaterra) foram outras cidades premiadas.

“Modernização tecnológica em Portugal é muito importante”

Entre os convidados que assistiram à cerimónia estiveram Isabel Oneto, governadora civil do Porto, Gordon McKenzie, da Microsoft, e Eduardo Cabrita, secretário de Estado da Administração Local.

Eduardo Cabrita aproveitou para lembrar que “a sociedade portuguesa dá grande prioridade ao uso da tecnologia”. Para o secretário de Estado, a tecnologia é uma “prioridade a nível local, mas também global”, sendo a modernização do sector público uma meta que Portugal pretende alcançar.

Como exemplo da importância da tecnologia e da inovação em Portugal, o representante do Governo falou do programa “Empresa na hora” e referiu que, “desde que o programa foi adoptado, 60% das empresas foram criadas em menos de uma hora”, disse.

O secretário de Estado da Administração Local anunciou ainda a criação de uma plataforma digital de suporte aos departamentos públicos, que “deve estar concluída na segunda metade deste ano”.