O município de Guimarães apresentou, esta quarta-feira em Bruxelas, as suas propostas no âmbito da candidatura a capital europeia da cultura, para 2012, bem como a cidade eslovena de Maribor, que vai dividir o título de capital da cultura com a cidade portuguesa.

À saída da apresentação do programa, em Bruxelas, Francisca Abreu disse apenas, em declarações à agência Lusa, que o programa para o evento “é mais conceptual do que prático”, visto que faltam ainda quatro anos para Guimarães capital europeia da cultura ser uma realidade.

Nuno Coelho, assessor do presidente da câmara de Guimarães, disse ao JPN que esta candidatura é “um justo prémio” para a cidade e um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser feito em Guimarães, nomeadamente na realização de espectáculos “únicos no país”.

Em relação a críticas feitas no passado a um alegado subaproveitamento do Porto enquanto capital europeia da cultura em 2001, Nuno Coelho alerta para a necessidade de se ver “o que correu mal e melhorar esses aspectos”, adiantando que foram visitadas outras capitais da cultura com o objectivo de ver como estavam a ser organizadas as coisas.

Promover hábitos de cultura

O programa da candidatura deve ainda ser sustentável e contribuir para a vida cultural e o desenvolvimento social a longo prazo da cidade candidata. Nuno Coelho defende, por isso, que a iniciativa “tem de perdurar por vários anos e promover a criação de hábitos de cultura nas pessoas”, sublinhou.

Após a apresentação, o júri, constituído por sete membros, vai fazer um relatório, posteriormente avaliado pelo Parlamento Europeu, pelo Conselho da União Europeia e pelo Comité das Regiões. A decisão final só deverá ser conhecida durante a presidência francesa da UE, no segundo semestre deste ano.

Segundo o assessor, os projectos em vista para a cidade, apresentados em Bruxelas, não foram ainda tornados públicos, estando agendada “para breve” uma apresentação pública. No entanto, a construção de uma nova Casa da Música na cidade foi já posta de lado pelo município.

A iniciativa capital europeia da cultura começou em 1985, em Atenas, sendo actualmente partilhada por duas cidades de diferentes Estados-membros cada ano. As cidades de Liverpool (Reino Unido) e Stavanger (Noruega) são, este ano, as cidades eleitas.