grafico_eleicoes_pa.jpgResultados actuais, segundo a AP

A candidata democrata à nomeação do seu partido para defrontar John McCain nas eleições presidenciais de Novembro, Hillary Clinton, ganhou uma nova força na corrida presidencial nos Estados Unidos, ao vencer por uma margem folgada as primárias na Pensilvânia.

Com 54,3% dos votos, esta vitória é essencial para a candidata, que diminuiu a diferença para Barack Obama no que toca ao número de delegados. Clinton estará agora a 150 de igualar o senador do Illinois, que ganhou ontem 46 delegados contra os 52 da antiga primeira dama.

Embora Obama tenha conseguido a quase totalidade dos votos de afro-americanos, bem como uma boa margem da população mais jovem, foi a população branca, católica e mais conservadora que fez a diferença, em benefício de uma candidata que precisava de ganhar por uma margem a rondar os dez pontos percentuais, para atrair mais delegados e, principalmente, mais fundos.

A campanha no estado do Nordeste americano saiu cara aos dois candidatos democratas, mas principalmente a Clinton, quase sem margem de manobra nos dinheiros da campanha. A vitória significa, assim, um novo alento para a senadora de Nova Iorque, para poder financiar as próximas e decisivas primárias, nos estados de Indiana e Carolina do Norte.