Sob o lema ”Todos juntos pelos direitos e liberdades de Abril” foi apresentado, esta quarta-feira, em conferência de imprensa, o programa de actividades das comemorações da Revolução dos Cravos na cidade do Porto.

Estiveram presentes Manuel Almeida da direcção da União dos Sindicatos do Porto (USP), o tenente-coronel Ribeiro da Silva da Associação 25 de Abril e António Silveira da Unicer, como representantes da comissão promotora das comemorações populares do 25 de Abril na cidade.

A comissão pretende “chamar a atenção para alguns sinais preocupantes que se têm vindo a revelar no dia-a-dia, de ataques a direitos constitucionalmente garantidos e que têm a ver com a liberdade de expressão e manifestação”. “Temos de lembrar Abril muito a sério, há sinais preocupantes que atravessam a sociedade que pouco têm a ver com aquilo que sonharam os que preconizaram o 25 de Abril”, advertiu o tenente-coronel Ribeiro da Silva.

Financiamentos das comemorações do 25 de Abril

As comemorações do 25 de Abril são custeadas pelo Governo Civil do Porto, com 10 mil euros, e pela Câmara Municipal através de apoio logístico. A comissão critica a ajuda limitada da autarquia, com Manuel Almeida a explicar que ”é evidente que há dificuldades que são conhecidas”. “Esta administração tem-nos presenteado com a míngua das mínguas, o que lamentamos, mas continuamos. O 25 de Abril é mais forte”, afirmou.

A autarquia do Porto responsabilizou-se pela montagem do palco, instalação sonora, fogo de artifício e pelo pagamento dos cartazes. A comissão pede “mais e melhores apoios, porquanto os que vêm sendo dados, como o presente, são extremamente reduzidos”..

Cartaz das comemorações da revolução dos cravos

Esta quinta-feira, na Avenida dos Aliados, a partir das 22h00 a Orquestra Ligeira do Exército vai homenagear os militares de Abril. Logo de seguida, o coral da Faculdade de Letras da Universidade do Porto sobe ao palco e, no fim, terá lugar uma sessão de fogo de artifício.

No dia 25 de Abril, vai-se fazer uma homenagem aos resistentes antifascistas, às 14 horas, junto das antigas instalações da PIDE no Porto. Uma hora mais tarde, com saída deste local, tem lugar o desfile até à Avenida dos Aliados, local escolhido para a festa popular com o grupo de música e dança AOSL e com UXU Kalhus.

A revolução nas escolas

A Associação 25 de Abril assinou um protocolo com o Ministério da Educação no sentido de divulgar junto das escolas mais informações sobre a Revolução dos Cravos. Só na zona Norte estão, até ao momento, envolvidos 30 estabelecimentos de ensino, desde o básico ao secundário.

Um outro protocolo foi estabelecido com a Associação dos Professores de História com o intuito de aprofundar os conhecimentos sobre a descolonização, a guerra colonial e a revolução do 25 de Abril.