A pretexto das comemorações dos 100 anos do Palácio da Bolsa, a Associação Comercial do Porto (ACP), sentou lado a lado ao jantar algumas das maiores personalidades portuenses e o Primeiro-Ministro português, José Sócrates.

Rui Moreira, no dia em que foi eleito pelo oitavo ano consecutivo presidente da ACP, abriu o jantar com um discurso no qual sublinhou a independência económica da ACP e os resultados positivos que tem vindo a apresentar.

O presidente da ACP salientou a rápida resposta de investidores portuenses, como a Sonae e a Soares da Costa, no que diz respeito à entrega a privados do aeroporto Francisco Sá Carneiro e insurgiu-se contra a centralização de poderes em Lisboa a favor de uma regionalização que “continua por fazer”.

O TGV foi outro assunto que não escapou a Rui Moreira, que afirmou ser urgente ligar Porto e Lisboa em menos de duas horas. “O Porto não pode esperar cinco ou mais anos por uma solução de alta velocidade”, avisou.

O primeiro-ministro, José Sócrates, foi convidado por Rui Moreira para discursar e responder a alguns dos pontos abordados pelo presidente da associação no seu discurso. Contudo, o primeiro-ministro acabou por fazer um balanço dos três anos à frente do Governo e justificar as principais medidas políticas destes últimos anos sem nunca responder aos apelos feitos pelo presidente do ACP.

Presentes neste jantar de gala estiveram também o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, o presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, o empresário portuense Belmiro de Azevedo, o presidente da câmara do Porto, Rui Rio, o ex-autarca portuense, Nuno Cardoso, o presidente do Conselho de Administração do BPI, Artur Santos Silva, entre muitas outras figuras da cidade.