A primeira piscina de competição de Vila Nova de Gaia vai ser instalada no complexo desportivo da freguesia de Pedroso. O projecto, lançado esta segunda-feira na Casa da Presidência, em Gaia, vai concentrar entre 1,8 a 2 milhões de euros de investimento e deverá estar concluído em Julho do próximo ano.

O novo edifício vai ocupar 2.800 metros quadrados e vai ter dois tanques. Um de competição, com oito pistas, cada uma com dois metros de profundidade, 2,5 metros de largura e 25 metros de comprimento. O outro tanque será utilizado para aprendizagem e será maior do que o habitual, com 21 metros de comprimento e 15 de largura.

As futuras piscinas vão também incluir um ginásio e uma zona de fisioterapia. As bancadas para as competições serão amovíveis e o espaço utilizado por estas, quando desocupado, será dividido em três salas para estudo ou ateliês de tempos livres (ATL). Até agora, o número de utentes das piscinas da Escola Municipal de Natação de Gaia “ronda os três mil”, afirmou, em conferência de imprensa o vereador do Desporto da câmara de Gaia, José Aguiar.

Relvado sintético e pavilhão polidesportivo estão a ser pensados

O objectivo da autarquia é “rentabilizar” o complexo desportivo de Pedroso, que inclui já o Estádio Jorge Sampaio e a Pista de Atletismo Moniz Pereira. Contudo, por ser de relva natural, o campo “é pouco rentável”, já que só pode ser utilizado “durante três ou quatro horas semanais” pelos dois clubes residentes, o Futebol Clube de Pedroso e a Associação Desportiva de Grijó, diz José Aguiar. A pista de atletismo também tem uma utilização fraca, porque “é muito grande para o número de atletas federados em Gaia”, acrescenta.

A infra-estrutura foi projectada de forma a “minimizar o impacto da construção e da exploração” no ambiente, disse Luís Castro, administrador delegado da Energaia. O projecto privilegia a iluminação natural, vai utilizar materiais ecologicamente limpos e vão ser aplicadas medidas de utilização racional da água, como o aproveitamento da água da chuva. O edifício será certificado pelo programa “Intelligent Energy Europe”, de acordo com a sua eficiência energética.

Para além da construção das piscinas, a autarquia “está em negociações” para construir um pavilhão polidesportivo e “pelo menos um relvado sintético”. O concurso público para a construção das piscinas abre na próxima semana e José Aguiar estima que as obras comecem em Outubro deste ano.